segunda-feira, 12 de junho de 2017

Dia dos Namorados


No dia 12 de junho comemora-se o dia dos namorados. Nesta data ocorre uma efervescência de situações relacionadas aos comportamentos daqueles que se amam. No facebook uma verdadeira torrente de mensagens apaixonadas. O comércio lucra com a paixão alheia. E o amor está no ar. 

Nós humanos temos esta capacidade de sentir algo por outro, no nível da subjetividade que transcende as explicações. Se não fosse o amor e suas consequências, uma grande parte do que o homem construiu, não teria nem passado pelo campo da imaginação. 

Segundo a história, o palácio Taj Mahal na Índia – uma das 7 maravilhas do mundo antigo – é uma homenagem de amor do imperados Shah Jahan para a sua esposa Mumtaz que faleceu no nascimento de um de seus filhos. 

Na escultura O Beijo de Auguste Rodin podemos perceber a paixão, que está no movimento e entrega total, emanadas da simbiose em que os corpos dos amantes se encontram. Obra que faz o espectador sentir-se envolvido no misterioso e complexo jogo de sedução que cada pessoa em algum momento da vida passa. 

O que seria da literatura sem as desilusões amorosas que rendem histórias fascinantes como a de Simão e Tereza no romance Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco em que literalmente cada personagem morre de amor. 

Na Bíblia se encontra uma das histórias de amor extraordinária: O amor do rei Salomão e Sulamita. O Livro de Cantares de Salomão é uma composição lírica documentada para exaltar os benefícios do afeto entre um marido e sua esposa. O poema declaradamente exibe o casamento como um plano bom aos seres humanos. Um homem e uma mulher devem viver conectados, namorando um ao outro, emocionalmente e fisicamente. Salomão em seus escritos duela contra dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O amor é exemplificado em Cantares de Salomão como um modelo de atenção, empenho e prazer. 

Chegamos então aos dias atuais em que os relacionamentos muitas vezes são passageiros, de maneira descartável, como a grande maioria dos produtos do mundo pós-moderno que já são criados para terem um ciclo de consumo rápido. Muitos terminam levando para os relacionamentos a efemeridade em que as sensações são sentidas, causando com isso uma grande rotatividade de experiências amorosas. 

Todavia ainda é importante estabelecer vínculos afetivos que tragam ou contribuam para um relacionamento amoroso sadio. Então neste dia dos namorados cuide bem do seu amor, mesmo que esteja sozinho, ame-se, pois, para expressar o amor ao outro é necessário ter a experiência interna deste sentimento tão necessário e tão misterioso em nossas vidas. 

 AGUINALDO CARVALHO PARA O PANORAMA NOTICIA 

Nenhum comentário: