terça-feira, 13 de junho de 2017

Polícia Militar organiza esquema especial para a semana do Adamantina Rodeo Festival

Comandante da PM destaca mobilização para segurança do público, dentro e fora do recinto.
Capitão Júlio Marcelo Romagnoli, comandante da Polícia Militar em Adamantina (Foto: Reprodução).

O comandante 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar de Adamantina, capitão Júlio Marcelo Romagnoli, destacou as medidas de segurança adotadas pela corporação, para a semana do Adamantina Rodeo Festival (ARF201), e valem para dentro e fora do recinto, visando a segurança do público e da população como um todo. 

Segundo o comandante, a PM vem se preparando há algum tempo, para o evento, sobretudo diante da expectativa de grande público, para a temporada da festa, sobretudo em razão da grade de shows, que tem nomes como Wesley Safadão, Maiara e Maraísa e Guilherme e Santiago, entre outros artistas. 

O comandante destaca que a segurança efetuada nas imediações e no interior do conjunto Poliesportivo é de fundamental importância para o engrandecimento da festa, pois traz confiança para as pessoas que por lá irão comparecer juntamente com suas famílias. “Sempre digo aos Promotores dos eventos que caso as pessoas tenham a tranquilidade de irem para a festa e retornarem tranquilamente para as suas casas, irão elogiar a festa, porém se isso não ocorrer os comentários serão negativos, independentemente do que for apresentado por eles como entretenimento ao público”, disse. “O que queremos é trabalhar preventivamente para que a segurança não seja o “foco” das notícias ulteriores, mas que o grande “show” apresentado seja o único comentário dos dias posteriores”, completa o comandante. Capitão Júlio explica que foram realizadas inúmeras reuniões com organização do evento, na pessoa do “Cabeludo”, para discutir aspectos da segurança, como a quantidade mínima de seguranças privados no interior do recinto, seus posicionamentos nos locais de interesse quanto à segurança interior daquele local, e da mesma forma a quantidade de profissionais brigadistas, médicos e ambulâncias pelo local. 

O comandante da PM destaca que os principais documentos necessários, obrigatórios ao organizador, foram apresentados pelo mesmo à corporação, sobretudo devido às modificações estruturais que por lá foram feitas (ARTs engenheiros mecânicos e elétricos), assim como apresentação dos Alvarás da Infância e Juventude, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros entre outros documentos exigidos por legislação própria, o que até o momento quase todos foram devidamente apresentados. “Tal solicitação, é importante que se esclareça, traz segurança quanto ao profissionalismo do promotor do evento para recepcionar as pessoas e dão credibilidade em seu trabalho na defesa dos direitos difusos e coletivos da sociedade, assim como nas relações de consumo”, completa.

Manter a ordem pública 

O comandante da PM explica que a atuação, na semana do evento, vai mobilizar o efetivo para, em grande parte, cobrir o perímetro do evento e, se necessário, restaurar a ordem pública caso venha a ser quebrada no seu interior. “Trabalharemos com setores previamente traçados, tendo cada viatura terá poucos quarteirões para cobrir, visando a proteção da vida, do patrimônio, proibindo cambistas não cadastrados, evitando possíveis vendas de ingressos falsos, assim como evitando flanelinhas pelo local”, explica. Para isso, segundo o capitão Júlio, a estrutura de trabalho terá o apoio de equipes de Canil, ROCAM e Força Tática. “Iremos efetuar fiscalização trânsito/criminal, tudo isso com a intenção de manter a ordem pública”, reforça. 

Cuidados em casa, movimentações, carros, objetos e celulares 

Visando garantir a ordem, a tranquilidade e a segurança pública dentro e fora do recinto, o comandante da Polícia Militar presta uma série de recomendações. “As recomendações que a Polícia Militar ressalta iniciam desde o momento que o cidadão sai de sua casa, ou para aquele que pela sua residência permanece, observando movimentações estranhas de pessoas pelas redondezas. E caso seja necessário, que seja feito o acionamento de viaturas pelo telefone 190”, orienta.

O comandante da PM destaca que o efetivo da cidade de Adamantina e região estarão normalmente atendendo as ocorrências de forma exclusiva à população, não sendo empregados para o patrulhamento nas imediações do Recinto de Rodeio. 

Já pelo local da festa, o comandante da PM orienta que, ao estacionar seu veículo, não deixem objetos valiosos (bolsas, carteiras, celulares etc) sobre o banco, visíveis para a ação de criminosos. E caso visualizem pessoas em atitude suspeita rondando outros carros pelo local, ele pede que essa informação seja transmitida para as viaturas que por lá estejam, ou mesmo 190, para que os policiais militares possam agir abordando e efetuando a busca pessoal. O comandante faz uma alerta, também, para o uso e guarda de celulares. “Importante também dizer que em outros anos no recinto poliesportivo houve casos de celulares furtados, devido à falta de atenção dos seus proprietários, que os deixavam no bolso traseiro da calça, ficando fácil a ação de criminosos para subtraí-los”, reforça.

O comandante também pede cautela dos motoristas, sobretudo diante do grande número de veículos e pessoas, pela região do Poliesportivo. “Não poderia me furtar de dizer para que haja cautela na condução de veículos pelas vias próximas ao recinto poliesportivo, pois todos precisam lembrar que haverá muitas pessoas caminhando pelo local, se deslocando para chegar do seu carro ao recinto ou do recinto ao seu carro. Da mesma forma sempre é importante dizer da proibição da ingestão de álcool e condução do veículo automotor”, alerta. 

Finalizando, o comandante da PM deseja a todos os frequentadores do ARF que contem com o apoio da Policia Militar caso precisem, e que todas as ações desta instituição policial serão no sentido de preservar a ordem pública. “Agiremos através do policiamento ostensivo com o máximo de policiais militares disponíveis ao pronto emprego”, ressalta. “Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a defesa da vida, da integridade física e com a dignidade da pessoa humana”, finaliza o comandante.

SIGA MAIS 

Nenhum comentário: