sábado, 21 de outubro de 2017

PAI Nosso Lar e Santa Casa de Adamantina recebem freis franciscanos referência na gestão em serviços de saúde

Aproximação permite aperfeiçoamento de suas gestões, humanização e qualificação de seus serviços.
Freis Franciscanos Jacó, Felipe e Tomás, do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, em Adamantina (Foto: Da Assessoria

A data de 19 de outubro de 2017 ficará marcada na história da saúde pública de Adamantina.

Depois de longo período de dificuldades, as duas maiores instituições de saúde do município – Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e Polo de Atividades Integradas – PAI Nosso Lar, a data de 19 de outubro assinala importante marco rumo ao aperfeiçoamento de suas gestões, humanização e qualificação de seus serviços. Nessa data, ambas as instituições receberam a visita técnica da equipe de gestão hospitalar do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, na área financeira, gestão de contratos e convênios, contabilidade, supervisão de recursos humanos, além da inestimável presença dos Freis Franciscanos Jacó, Felipe e Tomás.

A visita representa importante avanço na aproximação entre as instituições locais – Santa Casa de Misericórdia e Polo de Atividades Integradas – PAI Nosso Lar – e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Essa aproximação ocorre no contexto de processo judicial promovido pelo Ministério Público local em que se pedia a decretação de intervenção judicial junto à Santa Casa e até mesmo o seu fechamento, caso não fossem solucionados os graves problemas apontados. Por outro lado, a antiga Clínica de Repouso Nosso Lar, atual Polo de Atividades Integradas – PAI Nosso Lar, encontrava na iminência de interromper suas atividades em razão de severas dificuldades financeiras e de gestão.

Diante do grave risco de interrupção dos serviços, com prejuízo a toda a população da regional, o Poder Judiciário e Ministério Público locais, uniram esforços para a busca de uma solução segura, proporcionando o avanço na prestação de serviços de saúde. Depois de algumas tentativas, adquiriu força o propósito de buscar a ajuda do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, referência nacional na gestão de serviços de saúde.

Esse propósito contou com o imediato apoio da comunidade local que demonstrou solidariedade e disposição para a caridade em apoio a enfermos e necessitados. A Igreja, nas pessoas dos Padres Marcelo e Rui, e Bispo Dom Luiz Antonio Cipolini, Diocese de Marília, foram importantes interlocutores, demonstrando a disposição para auxiliar na conquista deste avanço.

E esse esforço encontrou também apoio dos próprios responsáveis pelas instituições envolvidas – Santa Casa e PAI – Nosso Lar –, que  colaboraram prontamente com o processo de aproximação. Os responsáveis pela gestão das instituições prontamente forneceram todos os dados necessários, abrindo suas portas, permitindo assim que o propósito de avançarmos na gestão da saúde pública com a ajuda da Fraternidade Franciscana. Precursor da ideia que agora avança, o Prefeito, Dr. Márcio Cardim, demonstrou irrestrito apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Judiciário e Ministério Público, dispondo-se a colaborar na consolidação do projeto que começa a ganhar forma, chamando a atenção para a importância da reestruturação dos serviços de saúde local a fim de consolidar a excelência do Curso de Medicina da UNIFAI.

E o fruto desse trabalho culminou com a recepção das equipes de auditoria e gestão da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que foram recebidos pelo Provedor – Leonardo Munhoz – e Vice Provedor – João Paulo de Castro –, bem como pela Diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e responsáveis pelas diversas áreas da gestão hospitalar. Os representantes da Irmandade mantenedora da Santa Casa local demonstraram grande sensibilidade, em tudo colaborando para favorecer transmissão da gestão do hospital aos Freis Franciscanos.

No âmbito do PAI – Nosso Lar, não foi diferente. Os representantes da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus tiveram acesso pleno a todos os dados da gestão e instalações, sendo fraternalmente recebidos.

Assim, a se concretizar a vinda dos Freis Franciscanos para desenvolverem em Adamantina mais duas de suas obras, a cidade passaria a integrar o privilegiado rol de localidades a receber verdadeira “pérola de amor, a serviço da vida”.

Atualmente, a Associação Lar São Francisco de Assis na gere mais de 800 leitos de recuperação de álcool e drogas, 210 leitos de acolhimento de pacientes com necessidades especiais, 450 leitos para internação de idosos, notadamente acamados, polos de atenção integral (PAI), unidades hospitalares na região amazônica (Óbidos e Juruti, Pará), além de Hospitais de Grande Porte (Presidente Prudente/SP, Bragança Paulista/SP, Franco da Rocha/SP, São José do Rio Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberada/MG), com mais de 1500 leitos, Hospitais de Médio Porte (Aparecida/SP, Ilha Solteira/SP, Jaci/SP, Jataí/GO, Juruti/PA, Lins/SP, Mirassol/SP, Nhandeara/SP, Óbidos/PA, Rosana/SP), além de Hospitais de Ensino (Presidente Prudente/SP, Bragança Paulista/SP, Jataí/GO), os quais recebem mais de 5 mil alunos e Farmácia de Medicamentos Especializados. Toda essa estrutura permite que realizem mais de 10 mil atendimentos psiquiátricos ao ano (Polo de Atenção Integral à Saúde Mental), 2 mil atendimentos de odontologia hospitalar, 120 mil atendimentos oftalmológicos (Presidente Prudente, Hospital Regional e AME, São José do Rio Preto Hospital Estadual João Paulo II e AME), 650 mil atendimentos de urgência e emergência, 10 mil nascimentos por ano, 500 mil atendimentos ambulatoriais (AME) por ano, 300 transplantes por ano. E, demonstrando a grandeza da missão, a Associação Franciscana se faz presente também em Porto Príncipe, Haiti, onde realiza mais de 3 milhões de atendimento por ano.

Tudo isso, operado por mais de 15 mil colaboradores diretos e indiretos.

Para gerir toda essa estrutura, conta com “Escolas de Formação”, que integra as áreas jurídica, departamento pessoal, controle de frotas, convênios, controladoria, compras, contabilidade, comunicação, engenharia, financeiro, prestação de contas e tecnologia da informação, tudo com a finalidade de “buscar o ideal humano e administrativo”.




Nenhum comentário: