quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Polícia Ambiental recolhe 500 metros de redes de pesca armadas irregularmente no Rio Paraná

Materiais estavam próximos ao local conhecido como 'Esgotão', em Panorama, e não possuíam as plaquetas de identificação.

Polícia Militar Ambiental apreendeu nesta quarta-feira (15) 500 metros de redes de pesca que estavam armadas irregularmente no Rio Paraná, em Panorama. A ocorrência será apresentada via ofício à Polícia Federal, por se tratar de rio da União. O responsável pelos petrechos não foi localizado nem identificado. 

O material estava dividido em um grupo de quatro panos de rede de 50 metros de comprimento cada, com 1,20 metro de altura e malhas de 160 milímetros. Além disso, havia ainda outro grupo com seis panos de rede de 50 metros de comprimento cada, com 1,20 metros de altura e malhas de 80 milímetros. 

As redes estavam armadas próximas ao local conhecido como “Esgotão” e não possuíam as plaquetas de identificação. 

A Polícia Militar Ambiental explicou que, por estar em andamento o período da piracema, fica proibido o uso desses petrechos, de acordo a Instrução Normativa nº 25/2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e a conduta trata-se de crime tipificado no artigo 34 da lei federal n° 9.605/98. 

Os materiais recolhidos permaneceram depositados na Base Operacional de Panorama, no aguardo do prazo legal para destinação. 

Peixes vivos que estavam retidos nas redes foram soltos no rio.

G1


Nenhum comentário: