segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Índices de crimes estão baixos na Região de Presidente Prudente diz Secretaria de Segurança do Estado


A região do CPI-8 e DEINTER-8 tem registrado espetaculares resultados operacionais na área policial e muito baixos índices criminais, em nível surpreendente no Oeste paulista, confirmados na recente divulgação dos índices oficiais (dia 25 de outubro) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (fechamento do mês de setembro e do 3o Trimestre de 2017). 

Todos os policiais da região receberão bonificação por resultados, inclusive, por esse feito. E o mês de outubro está se encerrando ainda melhor do que o mês de setembro! 

Diante dessa notícia, foi realizado uma análise pela quantidade de habitantes (fonte: IBGE) e elaborado um pequeno resumo (veja abaixo) sobre os surpreendentes números, dentro do Estado de São Paulo, que já se destaca como um dos mais seguros, se não o mais seguro do Brasil.

Importante frisar, além do excelente trabalho dos policiais militares, a eficiência da Polícia Civil local que trabalha de forma muito harmoniosa e integrada com a Polícia Militar, razão pela qual a Policia Militar  reconhece e agradece  o empenho dos policiais civis da região.

O setor de segurança pública tem  recebido apoio de outros órgãos - Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeituras etc. - além da participação da sociedade em geral nesse processo permanente de construção, não apenas de índices que parecem um tanto frios e distantes, mas do sentimento real e próximo (cotidiano) de segurança pública que beneficia o desenvolvimento da região e traz qualidade de vida, inquestionavelmente. 

Lembrando  que a segurança pública é direito, mas também responsabilidade de todos! 

CONFIRA O RESUMO: 

HOMICÍDIO (menor índice do Estado de São Paulo. Compatíveis com índices de países europeus) 

- No mês de setembro de 2017, apenas três registros em toda a região, representando apenas 1,1% das ocorrências do Estado de São Paulo (que registrou 266 casos). 

- No ano de 2017, a região alcançou o índice de 4,07/100mil habitantes, o menor do Estado. Obs: no Brasil a média é de 26/100mil habitantes. 

REDUÇÃO CONSTANTE: no 2º trimestre 11 casos e no 3º trimestre 7 casos (queda de 37% em relação ao 2º trimestre). Obs: no mês de outubro, 

NENHUM REGISTRO. 

LATROCÍNIO (menor índice no Estado de São Paulo) 

- Nenhuma ocorrência registrada no terceiro trimestre! O último registro ocorreu em abril de 2017.

ROUBO (menor índice do Estado de São Paulo) 

- Mês de setembro: índice de 3,02/100mil habitantes (no mês), com 27 registros. 

O menor índice do Estado, que registrou em setembro 51,38/100mil (23.122 casos). 

No acumulado do ano, a região de Presidente Prudente também tem o menor índice com taxa de 37,98/100mil habitantes. 

REDUÇÃO: no 2º trimestre foram 129 ocorrências e no 3º trimestre 87 ocorrências (queda de 33% em relação ao 2º trimestre). 

ROUBO DE CARGA (zero registro) 

A única região, no mês de setembro de 2017, que não registrou ocorrência no Estado. 

ROUBO DE VEÍCULO (menor índice do Estado) 

- Em setembro de 2017 foram apenas 3 casos (do universo de 5.321 do Estado). 

- Índice da área: 0,34/100mil habitantes (setembro); no Estado: 11,82/100mil (setembro). 

No acumulado do trimestre e também do ano, também representa o menor índice do Estado de São Paulo. 

FURTO DE VEÍCULO (menor índice do Estado) 

Em setembro de 2017: 3,7/100mil habitantes 

No ano, também a área tem o menor índice do Estado (com 48,04/100mil habitantes). 

REDUÇÃO: 2º trimeste 159 ocorrências, enquanto no 3º trimeste foram 113 ocorrências (redução de 39%) o Mês de Setembro registrou o menor número de ocorrências do ano com 33 casos! 

FURTO (2º melhor índice do Estado) 

No mês de setembro registrou-se o 2º menor número de ocorrências por mês no ano na região: foram 595 registros. 

No acumulado do ano (jan a set17) a região apresenta o 2º menor índice do Estado com 679,84/100mil habitantes (atrás apenas da Região Metropolitana com 544,86/100 mil habitantes). No acumulado do ano, o Estado tem 877,71/100 mil habitantes (casos registrados). 

Fontes: 

Site da SSP: dados do terceiro trimestre de 2017 e do mês de setembro em especial, conforme informações divulgadas pela própria Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP). 

Site do IBGE: dados da população (habitantes) com estimativa populacional (referência 1º de julho de 2017). 

Os excelentes resultados (baixos índices criminais) na região de Presidente Prudente são fruto de: 

- compromisso e empenho dos policiais que atuam na área (todos moradores da região), com apoio dos demais órgãos públicos e da sociedade local.

- gestão e operacionalidade da Polícia Militar e da Polícia Civil local: boa integração das forças de segurança na região. 

- prevenção qualificada: inteligência policial a serviço da prevenção e da repressão imediata, o que resulta bom planejamento e boa ação policial. 

- motivação dos “Heróis do Oeste Paulista” em operacionalidade máxima, com excelente desempenho policial, resultando importantes prisões e controle da criminalidade.

Fonte: Policia Militar 

Nenhum comentário: