Fim de ano é o período em que mais se registra esse tipo de acidente no Oeste Paulista. Nadar somente em locais demarcados é uma das dicas fornecidas pela corporação.
Com a chegada do verão, das férias escolares e do Réveillon, os balneários do Oeste Paulista registram aumento no movimento de banhistas. Para evitar acidentes e principalmente casos de afogamentos, o Corpo de Bombeiros dá orientações importantes para que os turistas aproveitem a presença nos rios da região de Presidente Prudente sem intercorrências. Somente no ano de 2016, foram oito casos de afogamentos atendidos pelos bombeiros no Oeste Paulista. Os dados de 2017 ainda não foram atualizados.
O capitão Alex Brito de Moura, do Corpo de Bombeiros, informou que o fim de ano e o mês de janeiro são as épocas em que mais se registram afogamentos no Oeste Paulista, justamente devido às férias e às altas temperaturas. Segundo ele, o excesso de confiança é o principal causador de afogamentos.
“Na grande maioria dos casos, o excesso de confiança das pessoas é o que provoca esse tipo de acidente. Principalmente jovens quando estão em grupos de amigos. É preciso tomar todo o cuidado na água e jamais nadar em locais desconhecidos”, explicou Brito.
O oficial da corporação ainda esclareceu que pescadores que estiverem em embarcações no meio dos rios, ao perceberem a possibilidade de chuva, devem imediatamente voltar para a margem.
Confira abaixo outras regras do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos e acidentes.
Nadar somente em áreas demarcadas;
Respeitar o guarda-vidas;
Jamais pular de ponte, pedras ou embarcações;
Evitar ingerir bebida alcoólica e entrar na água;
Não entrar na água após se alimentar;
Redobrar a atenção com as crianças;
Usar coletes e boias em embarcações.
DO G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário