quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Dracena é destaque na educação entre 24 municípios a nível nacional

A empresa Ñeporandu Formação Educacional conta com pesquisadores da USP que farão visita in loco
(Secretaria de Educação): Programa “A União Faz a Vida”, tem como objetivo desenvolver projetos com crianças e adolescentes para a construção de vivências de valores de cooperação e cidadania

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Dracena 

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Secretaria de Educação de Dracena receberá a visita da empresa Ñeporandu Formação Educacional, que conta com cinco cientistas da Universidade de São Paulo (USP), para a realização de pesquisa que será realizada no município.

O trabalho está na primeira etapa, sendo essa o desenvolvimento de pesquisas locais, na qual Dracena está selecionada entre 24 cidades que são: 9 na região Sul/Sudeste, 5 nas regiões Paraná/São Paulo/Rio de Janeiro (contemplando Dracena), 8 na região Centro Norte e 2 na região Brasil Central.

O foco da pesquisa está voltado ao trabalho que essa rede de ensino desenvolve em parceria com a Cooperativa Financeira Sicredi, por meio do programa “A União Faz a Vida”, que tem como objetivo desenvolver projetos com crianças e adolescentes para a construção de vivências de valores de cooperação e cidadania, além de propiciar aprendizagens significativas voltadas a uma metodologia ativa a partir de expedições investigativas.

O objetivo será reconhecer e analisar os fatores que contribuíram para a construção dos contextos político e pedagógico ao desenvolvimento do programa que foi iniciado no ano de dois mil e dezessete, e está em andamento. A metodologia tem caráter exploratório, visando reconhecer índices de qualidade e de dificuldades por meio de entrevistas que serão realizadas com os atores que compõem a rede de compromisso do programa, que são representantes da Secretaria de Educação, Gestores das Escolas Municipais e Responsável da cooperativa.
O programa é desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil “Guilherme Tammerik”, "Ottília Braz Noguerol”, “Prof. Moacir Simardi”, “Waldomiro Machado”, “Prof. Sérgio Liberatti”, “Amador Franco da Silveira” e Escola de Educação Infantil “Cantiga de Ninar”.

Na sequência dessa atividade, a Secretaria de Educação promoverá uma assessoria aos professores e gestores das unidades escolares realizada pelas docentes formadoras do programa Professora Mestre Márcia Cristina Henares de Mello e Professora Mestre Juliane do Nascimento, que acontecerá em Outubro.

Uma outra iniciativa será o encerramento do trabalho, por meio de uma mostra dos projetos desenvolvidos por todas escolas pertencentes ao programa, no mês de Dezembro, com apresentações de portfólios que visam explanar ao público Dracenense sobre os resultados obtidos.

Para a Secretária de Educação, Professora Mestre Vanessa Redígolo Castilho “o programa A União Faz a Vida já vem apresentando excelentes resultados e as conquistas pertencentes a esse trabalho fortalecem a parceria que reflete no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”.

“O programa A União Faz a Vida é o principal investimento do Sicredi em responsabilidade social, que há 2 anos numa parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena, aposta na transformação social pelas vias da educação”, ressalta João Alberto Salvi presidente da cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista.

O Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini, destaca que “estar entre 24 municípios selecionados, em uma área de extensão tão ampla, que envolve todo o país, é sem dúvida uma conquista que espelha o trabalho que vem sendo desenvolvido no cenário educacional da cidade”.

Nenhum comentário: