Páginas
▼
terça-feira, 18 de setembro de 2018
REUNIÃO DO SUB-REGIONAL DA PASTORAL CARCERÁRIA
No dia 15 de setembro aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro contou com a presença de 38 agentes das dioceses de Marília, Lins, Bauru, Presidente Prudente e Assis.
O Pe. Orlando Alves, de Assis, apresentou o assessor do encontro, Dr. Sérgio Campanário, promotor público de Assis.
O assessor, Dr. Sérgio discorreu sobre o tema: Família, sociedade e presídios superlotados. O promotor apresentou a família como necessário para a sobrevivência da humanidade. Apresentou seus progressos, com as vantagens e riscos, ganhos e perdas. Apresentou ainda a sociedade atual com aumento da criminalidade e exclusão dos mais fracos, só gerando ainda mais violência. Mostrou através de diversos gráficos a realidade carcerária do Brasil, que atualmente tem a terceira população carcerária do mundo. O Dr. Sérgio apresentou também a relação preso e família, com a sua atuação positiva e negativa.
Após algumas partilhas das realidades nos cárceres no sub-regional, o Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, coordenador do Sub-regional, agendou os encontros para o ano que vem (2019).
Com as partilhas das dioceses foram revelados os desafios como a falta de agentes e de apoio dos padres onde existem as unidades prisionais. Revelou ainda as dificuldades que as unidades prisionais, cada vez mais superlotadas, estão impondo para as visitas da pastoral carcerária, cada vez com mais exigências e restrições. Mesmo diante de todos esses desafios os agentes saíram motivados para não desanimarem, sabendo que a graça de Deus vai à frente e unidos pela oração é possível superar todas as barreiras. Destacável ainda a bela acolhida de sempre da paróquia Sagrado Coração de Jesus à todos os agentes da pastoral carcerária do sub-regional. É um local especial, aconchegante e restaurador, como o Coração Sagrado de Jesus.
Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Coordenador do Sub-regional da Pastoral Carcerária





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.
Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Atenciosamente
Ermenson Rodrigues