O Serviço Social Paroquial de Tupi Paulista - SSP mantém uma Casa de Passagem onde acolhe a população Migrante/Morador de Rua, que passa pelo município de Tupi Paulista. Dia 18 de dezembro foi entregue pela diretoria do SSP a reforma e adequação das instalações moveis e equipamentos da Casa de Passagem.
Estiveram prestigiando o evento: a presidente do Serviço Social Paroquial Edna Mirtes Fontes Paschoal, o vice-presidente Gumercindo Nunes Pinheiro, Secretária de Desenvolvimento e Ação Social Mirian Cristina de Oliveira Harley Coutinho, o Vereador Professor David José de Freitas, funcionários, voluntários e convidados.
Conforme a diretoria da entidade, o material foi adquirido ainda em 2016, através da Central Geral do Dízimo – Pro Vida, mas faltava a mão de obra que só foi possível agora em 2018, concluir as reformas e adequações com verba cedida pelo Poder Judiciário local e alguma complementação com recursos próprios do SSP.
Todas as instalações da Casa de Passagem foram reformadas, partes ampliadas e novos equipamentos adquiridos. Está pronta para oferecer muito mais dignidade aos usuários. Este é o papel social da Igreja que orienta ao fiéis a participar da construção de uma sociedade justa. Pão, fraternidade e fé são os fundamentos sólidos da existência humana, são os grandes horizontes da relação entre fé e bem comum. (Encíclica Rerum Novarum).
O objetivo da Casa de Passagem é proporcionar condições de integração social deste segmento da população, dando orientação, melhora da autoestima, despertar interesse se fixarem em algum município ou retornar ao município de origem. A Casa e Passagem é mantida pelo Serviço Social Paroquial, com recursos do Dízimo da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, convênio estadual através do Projeto Migrante/População de Rua, promoções e recursos do município.
Esse serviço é de grande importância para o município, pois os usuários não ficam nas ruas e são tratados com dignidade. A própria população encaminha os migrantes, fazem doação de roupas usadas, proporcionando mais conforto aos que estão de passagem pelo município.
Em média são atendidas 30 pessoas por mês, mediante apresentação de ficha fornecida pela Policia Civil, onde são identificados e encaminhados para a Casa de Passagem (Albergue Noturno).
Com o banho e uma roupa limpa o que alguns resistem, mas os que aceitam demonstram alegria, e logo, a melhora da autoestima.
SERVIÇO:
Rua Duque de Caxias, 948 – centro de Tupi Paulista. O horário de funcionamento é de domingo à sexta-feira a partir das 18:30h. Os migrantes/ moradores de rua recebem roupas para dormir, banho, alimentação e tomam café da manhã, recebem quando possível passagem para seguir viagem. Aos sábados não há atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.
Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Atenciosamente
Ermenson Rodrigues