Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Varias paroquias realizaram a formação para Catequistas



Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2019, aconteceu a formação dos catequistas no Centro Pastoral da Paróquia nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista. O orientador foi o seminarista Muriel Felippe da Silva, estudante de Teologia da Diocese de Marília. O encontro contou coma presença do Pároco Padre Valdemar Cardoso, e a organização da Pastoral da Catequese coordenada pela catequista Deja Moraes. 

O catequista caminha a partir de Cristo e com Cristo. Não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas que se deixa olhar por ele, por este olhar que faz o coração arder. Quanto mais Jesus se tornar o centro de nossa vida, tanto mais nos faz sair de nós mesmos, nos descentraliza e nos torna próximos dos outros. 

Esse dinamismo do amor é como o movimento do coração: concentra-se para se encontrar com o Senhor e, imediatamente se abre, saindo de si por amor, para dar testemunho de Jesus e falar de Jesus, pregar Jesus. Ele mesmo nos dá o exemplo: retirava-se para rezar ao Pai e, imediatamente, saía ao encontro dos famintos e sedentos de Deus, para curá-los e salvá-los. Daqui nasce à importância da catequese «mistagógica» que é o encontro constante com a Palavra e com os sacramentos e não algo meramente ocasional antes da celebração dos sacramentos da iniciação cristã. 

A vida cristã é um processo de crescimento e de integração de todas as dimensões da pessoa num caminho comunitário de escuta e de resposta. (cf. Evangelii Gaudium, 166).

Antonio Luciano Teixeira/ Pascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.

Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Atenciosamente
Ermenson Rodrigues