Santa Casa de Presidente Epitácio será administrada pela Prefeitura — Foto: Sandro Bittencourt/ TV Fronteira |
A Prefeitura de Presidente Epitácio assumirá a gestão da Santa Casa da cidade a partir do dia 1º de maio. A decisão foi tomada mediante um acordo firmado entre os Poderes Executivo e Legislativo e o provedor da unidade de saúde Antônio José Saraiva Marques.
O decreto que oficializa a Prefeitura como gestora do hospital deve ser publicado nesta quarta-feira (24).
Durante a reunião que firmou o acordo, o provedor reiterou a solicitação para que a Prefeitura aumentasse para R$ 588 mil o repasse realizado mensalmente à Santa Casa para manutenção do Pronto-socorro.
Diante da impossibilidade de realizar o aumento solicitado, já que a Prefeitura já repassa a quantia de R$ 457.800 para o hospital, ficou acordado entre as partes que o Poder Executivo municipal assumirá a gestão da Santa Casa.
O provedor enfatizou na reunião que, com os valores atuais, não existem mais condições de administrar a Santa Casa, pois as dívidas estão sendo acumuladas mês a mês, não havendo previsões de melhorias financeiras. Marques teme inclusive que, na atual situação, não tenha verba necessária para quitar o 13º já devido e o 13º no final do ano, segundo as informações da Prefeitura.
Ainda durante a reunião, o provedor se prontificou a oferecer todo o apoio necessário para que a Prefeitura assuma a gestão da Santa Casa e tome ciência de toda a atual situação do hospital.
A prefeita Cássia Furlan (PRB) afirmou que, dentro da legalidade, tomará ciência de toda a situação e precisará da compreensão e paciência dos servidores para iniciar os trabalhos e realizar os ajustes dentro da entidade.
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