Páginas
▼
terça-feira, 15 de outubro de 2019
GRANIZO VOLTA ATINGIR PROPRIEDADES RURAIS EM MENOS DE DOIS MESES EM JUNQUEIRÓPOLIS
Uma segunda chuva com granizo atingiu a zona rural de Junqueirópolis, causando prejuízos aos produtores rurais no bairro Taquaruçu em menos de dois meses. Desta vez ocorreu no último domingo, 13, e a primeira de maior intensidade também foi registrada em um domingo, 1º de setembro.
Segundo informações do Jornal Regional (JR) de Dracena, na tarde do último domingo, 13, ventos fortes e chuvas com granizo foram registradas em pelo menos três cidades da região, Junqueirópolis, Monte Castelo e Nova Guataporanga.
Em Junqueirópolis o temporal ocorreu porr volta das 14h, trechos da zona rural de Junqueirópolis, com chuva e queda de granizo.
Condutores de veículos que seguiam pela SP-294, nas proximidades também foram pegos de surpresa pela chuva de pedras.
Osvaldo Ribeiro, falou segunda-feira, 14, sobre a chuva ao JR . Ele informou que na propriedade do sogro dele, pertencente à família Olivier (Francisco), no bairro Taquaruçu, o granizo chamou a atenção pela grande quantidade.
Segundo Osvaldo, após o balanço da chuva de domingo, segunda-feira foi verificado que apenas na produção de acerola a perda chegou em 30%. “Este é o período da colheita da fruta”, contou.
Além da acerola se cultivam abacaxi morango, manga. Em vídeos feitos pela família pode ser observado que onde estão plantados os abacaxis, a tela de sombrite fez a proteção dos frutos ficando carregada de gelo.
Osvaldo contou ainda que o tamanho do granizo impressionou – era grande. “Uma chuva de pedra tão intensa assim nunca tínhamos visto. Começou caindo fraco depois aumentou a quantidade de granizo e após choveu uns 26 milímetros, mas nem assim as pedras derreteram rápido”. A propriedade, segundo Osvaldo emprega na faixa de 12 pessoas.
OUTRA PROPRIEDADE- Em uma segunda propriedade, o sítio Nossa Senhora Aparecida, também no bairro Taquaruçu, onde na primeira chuva no dia 1º de setembro o granizo causou prejuízo em cerca de 70% da cultura de verduras, desta vez voltou a cair pedras de gelo, que provocaram danos nas plantações, porém menores do que no temporal anterior, conforme os proprietários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.
Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Atenciosamente
Ermenson Rodrigues