quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

URGENTE- Atestado de óbito aponta Dengue como uma das causas de morte de uma idosa moradora de Paulicéia neste fim de Semana.

A idosa de 82 anos foi sepultada  neste último sábado. 


No atestado de óbito da idosa de 82 anos que residia em Paulicéia segundo a família constava Dengue e outras intercorrências. Seu óbito ocorreu na Santa Casa de Dracena. 

Domingas Felipe de Jesus foi sepultada no início da tarde deste sábado(22) no cemitério de Panorama. 

Em Paulicéia ela residia na Rua Maria Lúcia Souza Simoneto n° 2320 no Jardim Primavera. 

Segundo a familia por também ter casa e filhos em Panorama a idosa vinha constantemente para a cidade. 

Familiar que chegou a citar dengue hemorrágica informou que no atestado de óbito constava 4 causas da morte, entre elas, Pneumonia, Choque Septico, Dengue e Hepatite Fulminante. 

A reportagem do Panorama Notícia contactou Marcos Roberto da Costa Giraldo (Coordenador de Saúde) de Paulicéia, que disse que o setor de Saúde estava acompanhando a paciente. 

O Coordenador de Saúde informou que a paciente ficou internada em Dracena por pneumonia por uns dias. Teve alta e teve que ser novamente internada um dia depois. Na segunda internação a  Santa Casa notificou dengue. 

"Intensificamos um arrastão de limpeza durante +- 10 dias seguidos, isto antes deste caso, pois estamos tendo casos de dengue deste dezembro de 2019" disse Marcos Roberto. 

O Panorama Notícia se aprofundou no assunto em conversa com o Supervisor de Vigilância Epidemiológica, Heberth Paulo dos Santos Silva, de Paulicéia, o mesmo passou dados preocupantes em relação ao avanço da dengue na cidade e já trata o cenário como epidemia. 

O representante da Vigilância Epidemiológica informou que atualmente Paulicéia contabiliza cerca 74 casos de Dengue e mais de 150 casos suspeitos. 

Supervisor de Vigilância Epidemiológica informou que entre os dias 10 e 18 de Fevereiro foram realizados arrastões de limpeza em residências habitadas, residências desabitadas e lotes, alcançando 99% da cidade. Que foram feitas campanhas em carro de som, rádio e nas escolas. 

Segundo o supervisor foram recolhidas cerca de 15 toneladas de entulhos. Informou que foram encontrados muitos focos do mosquito Aedes aegypti . Que a maioria dos focos estavam em residências habitadas. 

Tento em vista que Domingas a princípio mantinha idas e vindas para Panorama, o  Panorama Notícia entrou em contato também  com o Secretário de Saúde de Panorama, Ademilson Corrêa, disse desconhecer o caso envolvendo a paciente. 

Segundo dados oficiais da Vigilância Epidemiológica, no momento Panorama tem 76 casos confirmados de Dengue e 127 notificações. 

Perguntado ao Secretário de Saúde sobre as medidas que estão sendo tomadas para combater a dengue no município, informou que diversas ações estão sendo tomadas, destacou recentemente a realização de mutirão de limpeza que foi realizado em todos os bairros da cidade, inclusive visitas informativas. 

O Secretário Ademilson Corrêa, se mostrou indignado com o comportamento de alguns moradores que não se conscientizam. Destacou a Grande Quantidade de entulho, lixo, cerca de 40 viagens de caminhões cheios, toneladas de entulhos retiradas de dentro de quintais e lotes. "O mais triste é você acabar de tirar o entulho e o morador logo em seguida suja tudo de novo", falou indignado o Secretário 

Corrêa informou que agora após o Carnaval os trabalhos de conscientização voltam nas escolas, com palestras, visitas nas residências e ação de mutirão. 

Os responsáveis pelas vigilâncias Epidemiológicas de Panorama e Paulicéia, orienta que a população mantenha os quintais limpos, sem materiais que possam acumular água e servirem de foco, tanto para dengue, quanto para leishmaniose que se prolifera em materiais  em decomposição. 

 Atestado de óbito aponta Dengue entre as causas da morte


Nenhum comentário: