Domingas Felipe de Jesus foi sepultada no início da tarde deste sábado(22) no cemitério de Panorama.
Em Paulicéia ela residia na Rua Maria Lúcia Souza Simoneto n° 2320 no Jardim Primavera.
Segundo a familia por também ter casa e filhos em Panorama a idosa vinha constantemente para a cidade.
Familiar que chegou a citar dengue hemorrágica informou que no atestado de óbito constava 4 causas da morte, entre elas, Pneumonia, Choque Septico, Dengue e Hepatite Fulminante.
A reportagem do Panorama Notícia contactou Marcos Roberto da Costa Giraldo (Coordenador de Saúde) de Paulicéia, que disse que o setor de Saúde estava acompanhando a paciente.
O Coordenador de Saúde informou que a paciente ficou internada em Dracena por pneumonia por uns dias. Teve alta e teve que ser novamente internada um dia depois. Na segunda internação a Santa Casa notificou dengue.
"Intensificamos um arrastão de limpeza durante +- 10 dias seguidos, isto antes deste caso, pois estamos tendo casos de dengue deste dezembro de 2019" disse Marcos Roberto.
O Panorama Notícia se aprofundou no assunto em conversa com o Supervisor de Vigilância Epidemiológica, Heberth Paulo dos Santos Silva, de Paulicéia, o mesmo passou dados preocupantes em relação ao avanço da dengue na cidade e já trata o cenário como epidemia.
O representante da Vigilância Epidemiológica informou que atualmente Paulicéia contabiliza cerca 74 casos de Dengue e mais de 150 casos suspeitos.
Supervisor de Vigilância Epidemiológica informou que entre os dias 10 e 18 de Fevereiro foram realizados arrastões de limpeza em residências habitadas, residências desabitadas e lotes, alcançando 99% da cidade. Que foram feitas campanhas em carro de som, rádio e nas escolas.
Segundo o supervisor foram recolhidas cerca de 15 toneladas de entulhos. Informou que foram encontrados muitos focos do mosquito Aedes aegypti . Que a maioria dos focos estavam em residências habitadas.
Tento em vista que Domingas a princípio mantinha idas e vindas para Panorama, o Panorama Notícia entrou em contato também com o Secretário de Saúde de Panorama, Ademilson Corrêa, disse desconhecer o caso envolvendo a paciente.
Segundo dados oficiais da Vigilância Epidemiológica, no momento Panorama tem 76 casos confirmados de Dengue e 127 notificações.
Perguntado ao Secretário de Saúde sobre as medidas que estão sendo tomadas para combater a dengue no município, informou que diversas ações estão sendo tomadas, destacou recentemente a realização de mutirão de limpeza que foi realizado em todos os bairros da cidade, inclusive visitas informativas.
O Secretário Ademilson Corrêa, se mostrou indignado com o comportamento de alguns moradores que não se conscientizam. Destacou a Grande Quantidade de entulho, lixo, cerca de 40 viagens de caminhões cheios, toneladas de entulhos retiradas de dentro de quintais e lotes. "O mais triste é você acabar de tirar o entulho e o morador logo em seguida suja tudo de novo", falou indignado o Secretário
Corrêa informou que agora após o Carnaval os trabalhos de conscientização voltam nas escolas, com palestras, visitas nas residências e ação de mutirão.
Os responsáveis pelas vigilâncias Epidemiológicas de Panorama e Paulicéia, orienta que a população mantenha os quintais limpos, sem materiais que possam acumular água e servirem de foco, tanto para dengue, quanto para leishmaniose que se prolifera em materiais em decomposição.
Atestado de óbito aponta Dengue entre as causas da morte
Nenhum comentário:
Postar um comentário