Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Definido plano de retomada das atividades comerciais para região


(Portal Prudentino) -O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PSDB), já definiu como será o plano de retomada das atividades comerciais em Presidente Prudente e cidades do Oeste Paulista. O documento foi apresentado ao Governo do Estado sexta-feira (22), prazo final para a entrega das propostas com estratégias traçadas por prefeitos de várias regiões administrativas de São Paulo.
Dividido por etapas e classificado por cores, o plano trata da ampliação do funcionamento de atividades não essenciais em Prudente e nas cidades que compõem a 10ª Região Administrativa, a qual Junbqueirópolis pertence.
Bugalho é um dos 16 prefeitos que formam o Conselho Municipalista, criado pelo Estado para traçar a reabertura do comércio. A retomada do comércio ocorreria em três fases, com duração de 14 dias cada ciclo: fase 1, laranja, preferência para atendimento individual ou de pequena aglomeração; fase 2, amarela, média aglomeração; enquanto que na terceira fase, verde, atividades próximas ao normal.
Para o plano permanecer sustentado, a mudança de fase só será possível mediante estabilidade de número de casos novos e capacidade de leitos hospitalares para atendimento à demanda.
Os estabelecimentos terão que ofertar – na entrada e em outros lugares estratégicos de fácil acesso – álcool em gel 70% para utilização de funcionários e clientes; higienizar as superfícies de toque, pisos e banheiros; utilização de senhas para evitar a aglomeração de pessoas; uso de máscaras por funcionários e clientes.
O plano aponta que idosos, crianças, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes deverão permanecer em isolamento social.
Como será a primeira fase do plano
Considerada a “mais dura”, a fase laranja prevê horário de atendimento ao público dos prestadores de serviços de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, enquanto que o comércio funcionará das 10h às 16h. Já aos sábados, das 9h às 12h. A abertura de estacionamento de veículos fica limitada a 50% da capacidade.
O comércio varejista e prestadores de serviços poderão realizar atendimentos individuais, ou seja, uma pessoa para cada 10m² de área construída, respeitando distanciamento de 2 metros, entre clientes e funcionários.
Já os serviços de alimentação, como restaurantes, bares sem músicas, padarias e congêneres terão atendimento no local com uma pessoa a cada 10m² de área construída, não ultrapassando 30% da capacidade local, respeitando o distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários.
Estabelecimentos de estética, beleza e tatuagem poderão funcionar com atendimento em domicílio ou atendimento individual com hora marcada; hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem devem permanecer com lotação máxima de 50% da capacidade normal, evitando aglomeração em espaço de circulação.
As instituições religiosas poderão realizar pequenos grupos de orações limitados em uma pessoa a cada 10m² de área construída, com até uma hora de duração, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene, como distanciamento de 2 metros entre fiéis, sem aperto de mãos e abraços. Segue proibido a realização de missas e cultos.
Empresas de todos os segmentos devem considerar implantação de horas de trabalho escalonadas para reduzir a aglomeração no transporte público durante o horário de pico de deslocamento e evitar aglomerações dentro das empresas.
Fase Amarela
Considerada a fase intermediária, ela terá a abertura parcial e com restrições de shopping center e galerias, além de instituições religiosas, espaços municipais, academias de ginástica e pilates.
Verde
Na última fase, serão liberados hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem; cinemas, estádios e teatros (com restrição de público), além de bares com música e casas noturnas “comprovando a eficácia da etapa anterior e ocupação controlada de atendimento nos hospitais, caso contrário, será prorrogado até o atingimento da eficácia”.
Confira todas as etapas de forma detalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.

Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Atenciosamente
Ermenson Rodrigues