Uma pesquisa realizada pelo Pólo Regional Dracena da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), aponta que 80% dos pais não querem que os filhos retornem às aulas de forma presencial. A informação foi divulgada no final da semana passada pelo coordenador regional da Undime, José Henrique Rossi.
Outro ponto destacado pelo coordenador é a dificuldade em trabalhar com as duas frentes simultaneamente, ou seja, com as aulas presenciais e as remotas. “Se formos atender os 20% que defendem o retorno das aulas presenciais, os docentes terão que dobrar as horas de trabalho”, explicou Rossi, acrescentando que o professor deverá preparar e aplicar as aulas para os dois modelos de ensino.
A preocupação dos dirigentes da Undime é com a saúde das crianças e seus familiares, pois, segundo dados científicos, as crianças também são assintomáticas. “As crianças apresentam um elevado número de carga viral, sendo assim podem transmitir a doença para outros membros da família”, revela o coordenador, amparado em dados de uma pesquisa.
De acordo com Rossi, em comum acordo com a equipe dirigente e demais colaboradores, a Undime entende que a volta das aulas presenciais neste ano traria um grande risco a saúde das crianças e na consequentemente aos seus familiares. “Diante desta situação, está sendo proposto que a região de Dracena retorne as aulas presenciais somente a partir de 2021. O maior temor é que com as aulas presenciais ocorra o aumento significativo nos casos da Covid 19 em nossa região”, esclareceu José Henrique.
O coordenador informa ainda que a Undime, em conjunto com todos os representantes dos municípios de abrangência da microrregião, definirão em setembro o retorno ou não das aulas presenciais na regional Dracena, que compreende os municípios de Flora Ria a Panorama.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UNDIME
Os Secretários Municipais de Educação do Pólo da Undime região de Dracena, que abrange os municípios de Flora Rica a Panorama, vem a público se posicionar e esclarecer a comunidade escolar referente a mobilização que está ocorrendo em todos os municípios desta microrregião, relacionados as aulas das escolas municipais.
Durante esta Pandemia temos nos reunidos, de modo virtual, por diversas vezes com os representantes da região, pois estamos muito preocupados com a realidade do novo normal na vida escolar de nossas crianças.
A Pandemia do Coronavírus se mostra muito severa com a comunidade escolar, além de que a nossa estrutura social tem grande dificuldade em isolar os idosos das crianças (que muitas vezes são seus cuidadores), de acordo com esta realidade, exige-se ainda mais dos gestores públicos neste momento de planejamento de uma possível retomada das atividades presenciais.
Assim sendo, diante dos desafios colocados pela pandemia aos municípios, e com o objetivo de mobilizar os prefeitos, vereadores e a comunidade em geral para tomarmos uma decisão em conjunto com os município pertencente a região de Dracena, e diante a um possível retorno as aulas presenciais, estamos realizando uma série de movimentos, conforme segue:
- Realização de pesquisa com a comunidade escolar, professores e funcionários sobre a sua posição quanto ao retorno das aulas presenciais;
- Cada município constituiu uma Comissão Municipal de Educação para o Gerenciamento da Pandemia da Covid 19, constituída por vários representantes da sociedade e profissionais da saúde, educação e gestores, visando a contribuição na organização dos protocolos sanitários;
- Participação de diversas reuniões com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, juntamente com diversos profissionais da Saúde e de outras áreas que estão orientando como fazer e quais as medidas necessárias para garantir de maneira segura o possível retorno as aulas presenciais;
- Orientações recebidas dos departamentos Jurídicos das Prefeituras e da Undime São Paulo, sobre a legislação vigente.
José Henrique Rossi-Coordenador Regional da UNDIME
Foto: Divulgação/TVBO - Blog do Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário