segunda-feira, 19 de abril de 2021

VACINAÇÃO CONTRA O COVID 19: MAIS DE 11% DA POPULAÇÃO JÁ RECEBERAM AS DUAS DOSES DA VACINA EM DRACENA

A médica infectologista e responsável técnica pelo  CEMAC, Germana de Souza explica que é extremamente importante a vacinação da população para redução dos casos graves do covid

 

Diretoria de Comunicação

 

Dracena imunizou mais de 11% da sua população (segundo o IBGE corresponde a 47.043 moradores) contra a covid 19 até a semana que passou. Lembramos que neste número também estão pessoas que podem ser moradoras de outras localidades, como por exemplo, profissionais da Educação e de Saúde, porém atuam no município.

Conforme a Vigilância Epidemiológica, desse total de habitantes, não estão incluídos até o momento os menores de 18 anos.  

A médica infectologista e responsável técnica pelo Centro Municipal de Atendimento à Covid (CEMAC) Germana de Souza explica que é extremamente importante a vacinação da população para redução dos casos graves do covid. Segundo ela, tem sido observada a redução nos casos de covid entre os profissionais de saúde e idosos que já encontram se vacinados.

"A vacina é composta de vírus inativado, ou seja, morto, que age no sistema imune produzindo anticorpos de defesa para organismo, evitando que o contato com o vírus cause uma doença grave".

FIQUE ATENTO AS DUAS DOSES

Há diversas vacinas que precisam ser aplicadas neste modelo para que seja completado o chamado "esquema vacinal" e conferir a proteção adequada. Assim, as vacinas contra a COVID-19 utilizadas no país atualmente possuem esquema vacinal de duas doses, que deve ser completado, respeitando-se os intervalos entre as doses para obter a resposta imune esperada para a prevenção da doença.

Mesmo após ter tomado as duas doses da vacina é preciso continuar utilizando a máscara, assim como a higienização das mãos continuam fundamentais para evitar a transmissão do vírus. Por isso, todas as pessoas, inclusive as vacinadas, devem continuar seguindo as medidas de prevenção individual e coletiva.

Nenhum comentário: