quinta-feira, 11 de novembro de 2021

SECRETARIA DE SAÚDE DE PANORAMA PROMOVE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DIABETES



A Secretaria da Saúde promoveu nesta manhã uma palestra sobre Alimentação saudável para Diabetes, com a Nutricionista Josiane Terenciani. A Saúde tem como objetivo reforçar a conscientização a respeito da doença, e a importância dos cuidados com uma alimentação adequada na prevenção e controle da doença. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou que, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença, sendo esse um número com potencial de crescimento. O dado é alarmante, uma vez que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, são responsáveis por mais de setenta por cento das mortes.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Insulina É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Segue abaixo as orientações nutricionais:

 Fracione as refeições ao longo do dia, realize 5 a 6refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), pelo menos a cada 3 horas. Comer em intervalos pequenos e em quantidades menores leva a menor carga de glicose ao nosso organismo, o que permite um melhor controle da glicemia, evitando-se a falta ou o excesso de açúcar no sangue. 

 Consuma frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Esses alimentos contêm fibras, que fazem que a glicose vá para o sangue mais lentamente, o que ajuda no controle da glicemia. Além disso, contribuem para a saciedade e ajudam no bom funcionamento intestinal. Preferir consumir a fruta inteira a suco de frutas. Pois no suco contém poucas fibras o que ajuda a glicose chegar rápido no sangue.

 Evite alimentos com elevado teor de gordura. Prefira leite e derivados desnatados, carnes brancas de peixe e frango (retirar a pele das aves e a gordura visível das carnes), queijos do tipo cottage, ricota ou minas frescal, carnes grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de óleo.

 Controle o consumo de massas, pães e cereais, evitando 02 tipos desses na mesma refeição como: arroz e macarrão, arroz e batata, macarrão e pão e dê preferência aos integrais.

 Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, biscoitos recheados, sucos em pó, balas e refrigerantes.

 Evite temperos prontos para comida. Eles possuem uma grande quantidade de sódio (sal) e a longo prazo você pode desenvolver pressão alta. Alimentos como Salsicha, linguiça, presunto, mortadela chamados de alimentos embutidos, devem ser evitados. Eles são ricos em sódio, conservantes e gordura.

 Utilize adoçante em substituição ao açúcar, de preferência aos 100% naturais como: steviosídeo, manitol, xilitol...

 Diet x Light! Os alimentos light são aqueles que possuem redução em algum nutriente. Dessa forma, ainda sim eles podem conter açúcar. Já os alimentos diet são aqueles que possuem substituição de algum nutriente, a exemplo do adoçante substituindo o açúcar. Mas cuidado, o fato do alimento não conter açúcar Não quer dizer que é mais saudável.

 Evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, o cigarro ajuda desenvolver outras doenças e o álcool é prejudicial ao fígado e pâncreas. 

 Beba água: A água é essencial a várias funções do nosso organismo, além de ajudar a manter adequada a função intestinal. Beba pelo menos 2 litros de água por dia (6 – 8 copos grandes).

 Controle o seu peso! A obesidade contribui para as complicações da doença. 

 Tenha hábitos saudáveis: pratique atividade física, é uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia. O exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.





Nenhum comentário: