terça-feira, 25 de janeiro de 2022

GUARDAS VIDAS SÃO OS ANJOS DOS BANHISTAS NO RIO PARANÁ EM PANORAMA


Marcos Maia

Da Redação

Emissora Liberal FM



Paulo de Lima, Lucas Pasoti e Thierry Marcelo, poderiam ser três pessoas qualquer que os turistas que procuram o rio Paraná em Panorama notam todos os dias no balneário municipal mas não são.

Eles que os turistas podem chama-los de anjos protetores, pois lá atuam como guardas vidas para agir rapidamente e salvar vidas em caso de um afogamento ou em outras situações de emergência.


Paulo, Lucas e Thierry trabalham a pé dentro do rio pois ainda não possuem um barco e em caso de serem acionados precisam ir até o local de um suposto afogamento nadando.


O trio de guardas vidas vidas ficam observando o movimento dos banhistas dentro do rio e as vezes com um apito precisam alertar quem está nadando em área demarcada além das boias que são consideradas perigosas de risco.


Paulo de Lima que trabalha no rio desde a abertura do balneário, fez curso de bombeiro civil no 14º Grupamento de Bombeio de Presidente Prudente e se formou no projeto da Petrobras e o primeiro guarda vidas também de Pauliceia e participaram de reciclagem com bombeiros de Dracena e por isso está bem preparado e experiente, inclusive já trabalhou no Verão em Praia Grande.


Ele explica que juntamente com Lucas e Thierry trabalham diariamente no rio Paraná das 8 ás 19 horas e nos finais de semana o horário de guarda se estende um pouco mais em virtude da grande movimentação de turistas. ” Todos os dias a prainha precisa ter guarda vidas porque é aberto para o público e diariamente tem turistas. Onde ocorrer um afogamento temos que ir a nado pois não temos um barco e temos que ir resgatar e buscar a pessoa nadando”, comentou ele. Paulo de Lima divulga aos banhistas que nunca devem tentar nadar em área sem demarcação por guarda vidas e que respeitem eles e assim terão um final de semana tranquilo.






Nenhum comentário: