Exame clínico avalia o frênulo dos bebês para identificar problemas futuros.
Câmara vota proposta nesta segunda-feira (9) em sessão ordinária.
Vinícius Pacheco
Do G1 Presidente Prudente
A Câmara Municipal de Dracena vota nesta segunda-feira (9), em sessão ordinária, o projeto de lei do vereador Kielse Chiari Muniz (PMN) que institui a realização do “teste da linguinha” nas maternidades públicas e particulares da cidade. O exame clínico avalia o frênulo da língua para identificar a possibilidade de problemas futuros, como de fala e de alimentação.
De acordo com Muniz, a proposta é baseada em um programa já existente em Brotas (SP) e desenvolvido pela fonoaudióloga Roberta Martinelli. “É um procedimento muito simples, rápido. Pode ser feito após o nascimento ou durante os dias que o bebê permanece no hospital”, afirma.
Conhecido como “língua presa”, o problema é um dos causadores do desmame precoce, já que prejudica a sucção do leite por parte da criança. Isso pode ser um dos causadores de retardo no desenvolvimento. Posteriormente, segundo Muniz, ainda atrapalha a fala e pode levar a quadros de depressão.
“Os pais serão notificados pelos médicos e devem encaminhar seus filhos ao atendimento de saúde público em busca da cirurgia, que também é simples: leva cerca de 10 minutos”, explica o vereador.
Ainda conforme Muniz, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia, atualmente a única de Dracena, será a primeira a realizar o teste nos recém-nascidos caso o projeto seja aprovado. O hospital atende crianças não só da cidade, mas também das regiões de Junqueirópolis, Panorama, Ouro Verde e Monte Castelo. A média de nascimentos no local é de um bebê por dia.
O vereador ainda afirma que não será necessária a contratação de novos profissionais, já que os seis fonoaudiólogos que já fazem parte do corpo clínico da saúde municipal são capazes de se revezar na realização do teste. “Além disso, médicos como pediatras também podem fazer o exame”, diz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário