sábado, 8 de novembro de 2014

Está rolando nos postos de saúde de Panorama a Campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Já está rolando  nos postos de vacinação de Panorama a campanha nacional de vacinação contra a poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo. A imunização ocorre até 28 de novembro em 4 postos de vacinação espalhados pelos bairros da cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 3.500 crianças. 

 Confira aqui a lista dos postos de vacinação.

Estão atendendo nesse sábado os ESFS dos bairros, Marrecas, Nosso Teto, Potiguara e Centro de Saúde. O atendimento vai das 8 horas até às 16 horas. As unidades de Saúde estão disponibilizando vacinas para Caxumba e Rubéola. 

Após a vacinação as crianças estão recebendo dos agentes de saúde um saquinho com doces e um abraço do popular Zé Gotinha. O Presidente  do Rotary Clube de Panorama José Abílio esteve presente nos postos de vacinação. O Rotary é reconhecido pelo mundo todo, pois é um grupo que ajuda a imunizar mais de 2 bilhões de crianças contra a pólio em 122 países. A vacina, que custa apenas U$0.60, protege as crianças da doença pela vida toda. 

O público-alvo da vacinação contra poliomielite é o de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses. Já a vacina contra sarampo pode ser aplicada em crianças entre 1 e 5 anos, inclusive naquelas que já receberam a dose, mas não tiveram resposta satisfatória à vacina. 

A poliomielite é um doença infectocontagiosa grave. A criança com a doença pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.


Nenhum comentário: