sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quatro estudantes de direito de Panorama estão na expectativa para divulgação dos resultados da 2ª Fase da OAB

A expectativa é grande para os estudantes de direito que fizeram a 2ª fase do XV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada no dia 11 de Janeiro.


Foto Divulgação: Cleber, Emerson e Rafael 






















Em Panorama, quatro formandos que realizaram as provas em Adamantina estão ansiosos para conhecer os resultados. São eles: Arley Hermertson Bueno (Policial Militar Ambiental – Ex- aluno FAPE UNIESP, de Presidente Epitácio) que fez a prova prática na disciplina de Direito Penal; Émerson Luiz Barbosa dos Santos (Jornalista Habilitado – Aluno FAPE UNIESP, de Presidente Epitácio) que optou por Direito Constitucional; Cleber Romero Jacinto (ex-vereador- Ex- aluno UNOESTE, de Presidente Prudente) e Rafael Salvador Pasotti (Chefe de Escritório de Contabilidade – Ex-aluno Reges Dracena), ambos optantes por Direito Tributário. 

Aprovado na 1ª fase do XIV Exame, Bueno fez o reaproveitamento (faculdade dada ao examinando que se submeteu à prova prático-profissional e não alcançou nota igual ou superior a 6,00 (seis) pontos, podendo reaproveitar o resultado da prova objetiva, para fins de realização da prova prático-profissional do Exame imediatamente subsequente). Caso não aprovados, Émerson, Cleber e Rafael poderão valer-se dessa possibilidade no próximo certame. 

Na primeira fase, os examinandos submetem-se a prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, sendo quatro alternativas e devendo obter no mínimo cinquenta por cento de acertos. As matérias cobradas são: Estatuto da OAB/Código de Ética/Regulamento Geral (10 questões); Filosofia do Direito (2); Direito Constitucional (7); Direitos Humanos (3); Direito Internacional (2); Direito Tributário (4); Direito Administrativo (6); Direito Ambiental (2); Direito Civil (7); Estatuto da Criança e do Adolescente (2); Direito do Consumidor (2); Direito Empresarial (5); Direito Processual Civil (6); Direito Penal (6); Direito Processual Penal (5); Direito do Trabalho (6); Direito Processual do Trabalho (5). 

No momento da inscrição, o examinando escolhe a disciplina a qual deve fazer a prova prático-profissional na segunda fase. 

 Essa fase contempla duas etapas: elaboração de uma peça processual e a resposta de quatro questões discursivas, valendo 5 pontos cada. A nota final é a soma das notas obtidas nas duas etapas, divididas por dois. Dessa forma, os examinandos que atingirem média igual ou superior a 6 pontos estarão aprovados. 

A aprovação no Exame de Ordem é um dos requisitos necessários para inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do Artigo 8º, IV, da Lei 8.906/94. 

A divulgação dos resultados deve ocorrer no próximo dia 03. Até lá, haja calma para superar a ansiedade dos futuros advogados. 

 INSCRIÇÕES – Estão abertas as inscrições para o XVI Exame da OAB, no período de 23 de Janeiro a 05 de Fevereiro. Conforme o edital poderão realizar o Exame, os bacharéis em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau e os estudantes de Direito que, na data de inscrição para o Exame de Ordem, estejam matriculados nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito. A taxa de inscrição é de R$220. 

Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na 1ª fase do XV Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar com publicação prevista para o dia 6 de fevereiro. 

A prova objetiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 15 de março, das 13h às 18h. A prova prático-profissional também terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 17 de maio. 

 Na região, os locais mais próximos para a realização da primeira fase, são: Presidente Prudente e Tupã.

Anúncios


Nenhum comentário: