quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Falha em rede de distribuição gera perda de 70% de água em Panorama

Investimento para consertar falhas deve ser de mais
de R$ 10 milhões (Foto: Reprodução/Tv Fronteira)


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Panorama divulgou um relatório técnico que apontou falhas na rede de distribuição do município. De acordo com o documento, a perda mensal de água tratada é de cerca de 70%, fator que preocupa moradores. 
Dona Jandira Alves Martins 

 A dona de casa Jandira Alves Martins busca economizar sempre que possível, por isso, prefere varrer as calçadas e guardar a água da máquina para lavar tapetes. Outro método utilizado por ela é captar a água da chuva em uma caixa adaptada, com a intenção de gastar o mínimo possível. Mas há dois anos o hidrômetro da casa dela apresentou problemas e precisou ser substituído. 

 “Há vazamentos na rua, e isso faz com desça terra pelos canos e trave o aparelho. Assim, não é possível medir corretamente”, contou. 

 A cidade de Panorama possui 22 poços semi-artesianos que puxam do solo quase 500 metros cúbicos de água a acada 18 horas, porém, o desperdício também está nas ligações irregulares e falhas na medição. Para resolver o problema, é necessário que o DAE invista mais de R$ 10 milhões. 

O diretor do departamento, Cléber Carlo de Souza Raposo, explica as dificuldades em obter essa quantia para ajustar a rede de distribuição. “Esse valor teria que ser investido em caixas d'água, reservatórios, além de que, temos atualmente 37 km de rede de amianto e ferro que teriam que ser trocados por PVC. Estamos fazendo a nossa parte de substituir os hidrômetros avariados, arrumar as redes estouradas e buscar conseguir verbas da prefeitura, mas é difícil”, explicou. 

 Para Jandira, a solução do problema deve partir de todos. “Tem que falar para o DAE arrumar, mas a população também deve colaborar”, finalizou.

G1

Nenhum comentário: