sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mais 13: Dracena tem 1 caso de dengue para cada 87 habitantes

Cidade contabiliza 522 registros e pede ajuda da população. Inquérito foi instaurado pelo MPE, que também recomendou medidas.
Santa Casa já atendeu vários casos da doença
(Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Dracena confirmou nesta sexta-feira mais 13 casos de dengue na cidade, o que totalizou 522 catalogações só em 2015. Aproximadamente, o número representa que existe um registro da doença para 87 habitantes, já que o município possui uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 45.600 habitantes. 

A Vigilância Epidemiológica esclarece que são contabilizados tanto os casos da rede municipal de Saúde como da rede particular. Nesta sexta-feira (20), os agentes de controle de vetores realizaram a nebulização nos bairros Emílio Zanatta, Vitória Régia e Frei Moacir. A equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) realizou o mesmo trabalho no Jardim Alvorada.

A situação da dengue já motivou a instauração de um inquérito civil pelo Ministério Público Estadual (MPE) para investigar a infestação do Aedes aegypti na cidade e ainda recomenda que sejam tomadas providências pelo Executivo como anunciar para a população um número para a realização de denúncias. Uma idosa também morreu após contrair da doença.

A Vigilância orienta os moradores que sentirem febre, dor de cabeça, dor nas articulações, dor no fundo dos olhos a procurarem o posto de saúde mais próximo de suas residências. 

Todo caso suspeito ou confirmado é obrigatoriamente comunicado ao serviço de Vigilância Epidemiológica, o mais rapidamente possível para adoção de medidas necessárias ao combate da doença. 

Entre as orientações para evitar a proliferação do mosquito estão: evitar o acúmulo de água, colocar areia nos vasos de planta, aplicar desinfetante nos ralos, limpar as calhas e não despejar lixo em locais inadequados.

DO G1 DE PRUDENTE 

ANÚNCIOS 


Nenhum comentário: