sábado, 14 de março de 2015

Dracena decreta estado de emergência no combate à dengue

Com a medida, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente/Defesa Civil estão autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura

A Prefeitura de Dracena anunciou nesta sexta-feira (13) que decretou estado de emergência no combate à dengue. Agora, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente/Defesa Civil estão autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura, bem como da Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena (Emdaep) e da Empresa Municipal de Saúde. 

O Executivo ressaltou que continua o cerco ao mosquito transmissor da dengue com nebulizações, mutirões, campanhas de orientação por meio de panfletos e nas escolas, vistoria nas residências e terrenos baldios, recolhimento de pneus entre outras ações. 

A Prefeitura destacou que o risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, “pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos”. Por isso, as orientações aos moradores são: manter os quintais limpos, sem lixo, entulho, folhas secas e restos de materiais de construção. 

Os pneus velhos devem ser entregues no Ecoponto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no recinto da Fapidra, todas as sextas-feiras, das 7h às 17h. Além disso, a administração municipal contratou 20 novos agentes de controle de vetores para atuar no combate à doença. Também houve a aquisição de duas máquinas individuais de nebulização. A Sucen, em parceria com a municipalidade, intensificou a nebulização na cidade bem como em regiões onde há concentração maior de casos. 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente continua distribuindo sementes da Crotalária gratuitamente para a população. A referida planta atrai a libélula, predadora natural do mosquito. Segundo a Prefeitura, se a planta estiver próxima à água, as larvas da libélula agem também como predadoras naturais das larvas do mosquito Aedes aegypti. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria, no recinto da Fapidra, de segunda a sexta-feira para retirar as sementes. 

A Prefeitura está afixando avisos nos imóveis fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores compareçam à Vigilância Epidemiológica. Foram disponibilizados dois números de telefone para atendimento ininterrupto. Das 7h às 17h, o telefone é o 3822-2621, e das 17h até as 7h a população deve ligar para o (18) 99787-6931.

DO IFRONTEIRA 

Nenhum comentário: