quinta-feira, 19 de maio de 2016

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO CRIA PARCERIA COM UNESP DE ROSANA

Nathalia Borsa Pantolfi


Nos dias 05 e 06 de maio, cerca de 25 estudantes da Universidade Estadual (UNESP) de Rosana cursando o ultimo ano de Turismo, juntamente com a Profª. Drª. Renata Maria Ribeiro, visitaram o município de Panorama e estiveram no Gabinete do Prefeito, além de terem visitados os principais pontos turísticos da cidade assim como estabelecimentos e atrações ligadas ao turismo. O contato surgiu a partir da iniciativa do Chefe de Gabinete Aparecido Roberto da Silva (Beto) juntamente com Ana Paula Contim, secretária de Turismo, com intuito de potencializar e oficializar o Turismo local. 

Muitas iniciativas já foram tomadas por vários voluntários ao longo dos anos, entretanto essa nova parceria com a Universidade visa auxiliar no desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, que tem como objetivo a institucionalização de Panorama tornando-a Município de Interesse Turístico. 

A partir do Projeto de Lei Complementar 32/2012 sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin em 2015, serão instituídos 140 municípios paulistas de Interesse Turístico. Todas as cidades, excetos as Estâncias já existentes (cerca de 70 cidades), concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios. São eles: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos. 

Sendo assim iniciou-se a formação do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, o qual conta com aproximadamente 15 integrantes. O grupo iniciou sua formação há cerca de 2 meses e estão passando pelo processo de formalização do mesmo, através da aprovação de um Estatuto. As reuniões do Conselho são abertas a todos munícipes, quem tiver interesse poderá entrar em contato através da Prefeitura Municipal. 

Ao conseguir o título de Município de Interesse Turístico, o mesmo receberá uma verba exclusiva para investir em infra-estrutura, eventos, publicidade, capacitação, entre outros investimentos, desde que esses valorizem e fomentem o turismo local.


Nenhum comentário: