segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Creche de Panorama é interditada após dois bebês serem internados com diagnóstico de meningite viral

Secretário de Saúde disse que a creche está interditada 

A Secretaria Municipal  de Saúde de Panorama  confirmou o registro de dois casos de meningite no município com duas crianças de uma creche no Jardim Aeroporto. Segundo informações passadas pelo Secretário  Municipal de Saúde nesta segunda-feira(16), trata-se de dois  casos de meningite do tipo viral tipo mais leve  não bacteriana.

Segundo  o Secretário de Saúde, Ademilson Correia da Silva, as  duas crianças, são bebês meninos que frequentam a mesma instituição, creche E.M.E.I  Maria Luiza de Oliveira Silva que atende cerca de 15 crianças de 1 até 3 anos.

O Secretário disse que a creche já está interditada. 

Disse que nessa segunda-feira a Vigilância Epidemiológica já começou visitar as casas de todas as crianças que são acompanhadas  pela creche, onde estão passando orientações e verificando carteiras de vacinação. "Em particular a esses dois casos, são  duas crianças com a saúde muito debilitada, crianças com baixa  imunidade, recentemente passaram por  problemas de saúde, diz o secretário. 
Segundo Secretário de Saúde a Creche está interditada.


Sobre a creche interditada o Secretário informou que o prédio vai passar por uma limpeza, uma desinfecção terminal, é só depois disso será liberada ao público. Não deu o dia certo para reabrir o estabelecimento. 


Ana Paula mãe do bebezinho de 1 ano e 8 meses conversou com a Reportagem do Panorama e diz que seu filho já está de alta. Ele foi levado na última quarta-feira muito debilitado e com muita febre para a Santa Casa de Panorama e como o seu estado fui piorando ele foi transferido para a Santa Casa de Dracena, onde ficou internado por 5 dias. Durante a internação a mãe conta que foi recolhido o líquido da espinha e confirmado o diagnóstico de meningite viral.

A reportagem também entrou em contato com Suellen  Esgaraboto Aguiar, diz que seu filho de  1 ano e 5 meses, também começou a passar mal na última quarta-feira, a criança sentia febre  e vômitos que não cessavam. "A febre foi piorando e não passava mais, teve um "febrão". Chegamos a imaginal que fosse  a bronquite dele que estava atacando", conta Suellen. 

Depois dos  atendimentos em Panorama, no sábado o bebê foi transferido para a Santa Casa de Dracena onde permanece internado ainda segundo a mãe com febre e sem data para alta médica. "O estado de saúde dele é bom", diz aliviada a mãe.

Por telefone Suellen também confirmou o diagnóstico de meningite viral em seu filho.

O secretário de Saude de Panorama ficou de enviar uma nota técnica ao Panorama  Noticia onde dará mais informações sobre os dois casos e orientações.

​A meningite viral é uma doença grave que provoca sintomas como dor de cabeça forte, febre e rigidez do pescoço, devido à inflamação das meninges, que são o tecido que envolve o cérebro e a medula,

Geralmente, a meningite viral tem cura e é mais fácil de tratar que a meningite bacteriana, sendo apenas necessários remédios analgésicos e antipiréticos para aliviar os sintomas. 

A meningite viral pode ser transmitida de uma pessoa para outra e, por isso é importante adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos e evitar o contato próximo com pacientes, especialmente durante o Verão, que é quando a doença é mais frequente. 

Os vírus que podem causar meningite viral são os enterovírus como echo, coxsackie e poliovírus, arbovírus, vírus da caxumba, da herpes simplex, herpes tipo 6, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, varicela zoster, sarampo, rubéola, parvovírus, rotavírus, varíola, vírus do HIV 1 e alguns vírus que afetam a função respiratória e que podem estar presente na região nasal.


Nenhum comentário: