Articulação e ações em parceria entre Prefeitura, UniFAI e Santa Casa garantem atuação ampla e melhorias ao hospital e usuários (Foto: UniFAI) |
Com o objetivo de desenvolver projetos de melhorias na Santa Casa local, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a Prefeitura e a diretoria do hospital firmaram uma importante parceria nesta semana.
A união de forças promete dar um salto na qualidade do atendimento e da estrutura do hospital, que é referência para a microrregião. A reunião, realizada nesta quarta-feira, 15, definiu também a continuidade dos estágios e projetos de extensão universitária principalmente de alunos dos cursos da área da Saúde no local a partir de março, o que marcará o início das atividades de alunos de Medicina na Santa Casa adamantinense.
“Essa parceria é bem interessante por envolver todos os cursos da área da saúde da UniFAI, além de também abrir a possibilidade de trabalhar com os de outras áreas, como por exemplo Administração (para auxiliar a gestão), Ciências Econômicas (junto à parte financeira da Santa Casa), Ciência da Computação e Análise de Sistemas (na área de informática) e, claro, abrindo a possibilidade de expandir as áreas de atuação dos alunos dos diversos cursos da nossa Instituição de Ensino”, relatou o diretor geral pró-tempore da UniFAI, Prof. Dr. José Luiz Vieira de Oliveira.
Na parceria, o Centro Universitário contribuirá por meio de várias vertentes, tais como estágios de alunos de diversas áreas (não apenas ligadas à Saúde), desenvolvimento de projetos de extensão universitária, realização de atividades práticas com professores e, futuramente, o internato de alunos de Medicina, além da residência médica.
“A tendência é melhorar a estrutura física da Santa Casa porque vai haver muito investimento. A população só tem a ganhar com isso porque a assistência médica será melhorada cada vez mais. O hospital estava esperando essa aproximação com a UniFAI e temos certeza de que, com essa parceria, [o funcionamento do hospital] vai deslanchar em todos os aspectos”, comentou Leonardo Munhoz, provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Adamantina.
Em janeiro, uma reunião entre o diretor geral da UniFAI, docentes dos cursos de saúde da Instituição, o prefeito Márcio Cardim (DEM), o provedor da Santa Casa Leonardo Munhoz, e demais membros da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, se deu para avaliar o resultado de uma auditoria que apontou a realidade atual do maior hospital filantrópico da microrregião.
“O resultado dessa avaliação apontou as áreas prioritárias para nortear as ações necessárias para o desenvolvimento da Instituição de saúde, tendo em vista que, além de melhorar o atendimento à população através de investimentos na estrutura física e organizacional, esse é o momento em que o hospital se firma como um polo de ensino. Daí a importância do fortalecimento da parceria UniFAI, Santa Casa e Prefeitura”, afirmou a Prof.ª Dra. Marisa Cardim, responsável técnica do curso de Medicina, representando os docentes que participaram da reunião.
Segundo a avaliação do prefeito Márcio Cardim, todos saem ganhando com a parceria. “Por meio desse convênio, os alunos ganham com o aumento da qualidade do curso, os munícipes ganham com a melhoria do atendimento nas áreas de exames e procedimentos especializados e a Santa Casa ganha porque dinamiza todos os seus serviços. Sendo assim, essa é uma parceria importantíssima para o futuro do sistema de Saúde de Adamantina e região”, destacou.
Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI
Extraído do Site Siga Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário