quinta-feira, 30 de março de 2017

Bertolini toma posse no Plenário do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe

Dracena foi o único município a ser usado como exemplo no evento em Marília, por sua capacidade técnica e também pela excelência nas informações prestadas ao Comitê 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura Dracena


O prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini, esteve nessa terça-feira (28) em Marília, onde participou da 34ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), quando foram empossados os membros que compõem o Plenário durante o Biênio 2017/2018.

Além de ter sido escolhido como suplente de Rinópolis no Plenário, que é composto por 14 entidades, Dracena também é titular, junto a outras seis cidades, da Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação.

Na ocasião o município foi o único a ser usado como exemplo durante a Reunião, tanto pela capacidade técnica quanto pela eficiência na descrição de informações, tais como a responsabilidade com solicitações e prazos do Comitê, que havia dado um questionário a cada um dos 71 membros, sendo que apenas 26 – dentre eles Dracena -entregaram dentro do prazo.

“Estamos priorizando nesse início de mandato a capacidade técnica de nossa equipe e isso confronta com o que ocorreu nos últimos anos, quando se era muito mais valorizado a parte política em detrimento ao desenvolvimento da cidade”, ressaltou Juliano. 

Além da posse dos membros do CBH-AP, a 34ª teve ainda indicação e eleição da Diretoria do Comitê, aprovação da ata da reunião anterior, apresentação e discussão de estudos e medidas, além de comunicados da Secretaria Executiva.

O CBH-AP

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP) foi criado em 1995 e atualmente é o maior Comitê do Estado, com 87 municípios. Conforme seu Estatuto, o objetivo é gerenciar os recursos hídricos, visando à recuperação, preservação e conservação.

Esses Comitês de Bacias Hidrográficas fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH) e somam 21 grupos no Estado de São Paulo. São órgãos colegiados, consultivos e deliberativos, de nível estratégico, com atuação descentralizada nas unidades hidrográficas estabelecidas pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos, sendo que o CBH-AP tem como área de atuação as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Aguapeí (UGRHI-20) e do Rio do Peixe (UGRHI-21).

Enquanto órgão colegiado, o CBH-AP possui 42 representantes Titulares e 42 representantes Suplentes que compõem o Plenário do Comitê. Essa composição é dividida paritariamente entre três segmentos (14 membros por segmento), sendo que a escolha das entidades que integram o Comitê é realizada a cada dois anos, composto por membros do Segmento Estado, do Município e da Sociedade Civil Organizada.

Nenhum comentário: