sexta-feira, 12 de maio de 2017

25º Batalhão da PM homenageia mulheres do policiamento feminino

Atividades comemoram os 62 anos de criação do policiamento feminino no Estado de São Paulo.


O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Dracena, está realizando na quinta e sexta feira (11 e 12), nas sedes da 1ª Cia PM (Dracena) e 4ª Cia PM (Osvaldo Cruz), homenagem aos 62 anos de criação do Policiamento Feminino. 

O evento, contou com homenagens e lembranças para as 33 policiais militares que compõem o quadro do 25º BPM/I entre efetivo administrativo e operacional. 

A Polícia Militar faz também agradecimentos a todos, em especial aos empresários das cidades de Dracena, Osvaldo Cruz e Tupi Paulista pela contribuição de brindes para sorteio. 

Histórico 

O governador do Estado em 1955, Jânio Quadros, encarregou o diretor da Escola de Polícia, doutor Walter Faria Pereira de Queiroz, de estudar a criação, em São Paulo, de uma Polícia Feminina. 

Em 12 de maio de 1955, sob o decreto nº 24548, institui-se, na Guarda Civil de São Paulo, o Corpo de Policiamento Especial Feminino e, na mesma data, a Dra. Hilda Macedo tornou-se a primeira comandante do Policiamento Especial Feminino. 

Assim foi criada a primeira Policia Feminina do Brasil, pioneira também na América Latina sendo-lhe atribuídas missões que melhor se ajustavam ao trabalho feminino, conforme as necessidades sociais da época: a proteção de mulheres e jovens. 

As missões foram ampliadas e as policiais passaram a atuar em outras atividades como: trânsito, bombeiro, choque, policiamento rodoviário, ambiental, policiamento com ao apoio de motocicleta ou bicicletas, radiopatrulhamento, policiamento escolar e a corregedoria. 

Marcam presença no COPOM (Centro de Operações Especiais) e nos serviços administrativos. Preenchem os quadros de Saúde, como médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias ou como auxiliares de saúde, podendo ainda atuar como músicas no Corpo Musical ou mecânica de aeronaves, no Grupamento de Rádio Patrulha Aérea. 

No dia 1º de fevereiro de 2001, o governador Geraldo Alckmin, criou, no âmbito institucional, o Dia do Policial Militar Feminino, com o intuito de não se perder um fato significativo na história do Brasil e na bela trajetória da polícia no Estado de São Paulo.



Nenhum comentário: