sábado, 8 de julho de 2017

Pelo destaque nos serviços, Bombeiros de Adamantina recebem homenagens

Reconhecimento se deu pelo comando do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente.

SIGA MAIS

Reconhecimento se deu pelo comando do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente.


Foi realizada no dia 06 de julho na sede do 14º Grupamento de Bombeiros na cidade de Presidente Prudente a solenidade comemorativa ao dia 02 de julho: Dia do Bombeiro Brasileiro.

Durante o evento foram realizadas homenagens onde militares do Posto de Bombeiros de Adamantina receberam láureas de mérito pessoal. A atividade contou com a presença de diversas autoridades, familiares e população. 


A láurea de mérito pessoal é uma medalha que condecora policiais militares que se destacaram em ocorrências, como acidentes de trânsito, combate a incêndios, salvamento de vítimas presas às ferragens, alagamentos, desmoronamentos e ainda outros, no cumprimento das missões administrativas, que respaldam as ações operacionais em toda a área do 14º Grupamento de Bombeiros.


Os homenageados foram: Cabo PM Yuri Basso dos Santos, Soldado PM José Roberto Pardo, Soldado PM Pablo de Castro Kanehara e Soldado PM Vinícius, que receberam láurea de mérito pessoal em 5º grau. O Soldado PM Carlos Eduardo Ebeling recebeu láurea de mérito pessoal em 2º grau.


Durante a solenidade também foram homenageados Bombeiros aposentados. Do posto de Adamantina foi agraciado o Tenente PM da reserva Evandro Nakazima Baldo (foto abaixo), que esteve à frente do comando do Posto de Bombeiros de Adamantina durante grande parte de seu tempo no Corpo de Bombeiros.



História do Dia do Bombeiro
No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de julho. O decreto, assinado pelo imperador Dom Pedro II instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (arsenal de guerra).

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de serem os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoais mais especializados, possuíam a colaboração da repartição de obras públicas e de funcionários da casa de correção.

Em 1880, a corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Atualmente, é no dia 2 de julho que se comemora o Dia do Bombeiro, que hoje não só extingue incêndios, mas se responsabiliza pelos atendimentos pré-hospitalares em caso de trauma, salvamentos em altura e em meio líquido, além das atividades de busca e defesa civil.

Nenhum comentário: