domingo, 6 de agosto de 2017

Polícia Militar Ambiental apreende mais de 1,3 mil metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná

Petrechos estavam em um local conhecido como “Ilha Bandeirantes”, em Panorama. Peixes encontrados foram soltos pela corporação.
Redes não estavam de acordo com a legislação ambiental, em Panorama (Foto: Polícia Militar Ambiental/Cedida)

Polícia Militar Ambiental apreendeu neste sábado (5), 1.350 metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná, em Panorama. De acordo com a corporação, o local é conhecido como “Ilha Bandeirantes”, e as redes não possuíam as devidas plaquetas de identificação. 

Policiais realizavam patrulhamento hidroviário e avistaram uma embarcação à distância, que mexia com petrechos de pesca. Ao perceber a aproximação dos militares, o barco empreendeu fuga, segundo a polícia. 

Após buscas com uso de gancho, foram localizados e recolhidos 1.350 metros de redes de emalhar, divididas em 27 panos de rede de 50 metros de comprimento cada, com 1,20 metro de altura e malhas de 80 milímetros. 

Conforme a Polícia Ambiental a instrução normativa conjunta Ibama nº 003/2004 em seu artigo 5º, inciso I, permite a pesca comercial neste local, com redes de malhas de tamanho igual ou superior a 140 mm. “Portanto, a conduta encontrada no referido trecho caracterizou crime tipificado no artigo 34 da lei federal n° 9605/98”, segundo a polícia. 

O responsável pelos petrechos não foi localizado e os materiais foram apreendidos. Os peixes encontrados nas redes foram soltos, por estarem vivos, segundo a corporação. A ocorrência será apresentada à Polícia Federal, por se tratar de rio da União.

G1




Nenhum comentário: