terça-feira, 8 de agosto de 2017

BALANÇO DO FIM DE SEMANA- Raio-X, detector de metais e agentes evitam entrada de ilícitos em presídios da região

Visitantes tentaram burlar a segurança e introduzir materiais proibidos durante as visitas do fim de semana

No primeiro fim de semana de agosto (05 e 06), sete estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado(Croeste) surpreenderam visitantes tentando driblar a segurança e inserir objetos ilícitos dentro dos estabelecimentos, sendo barradas durante os procedimentos de revista.

Vale lembrar que as pessoas flagradas tentando entrar com ilícitos nas unidades são excluídas do rol de visitas e levadas à Delegacia de Polícia mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais e, em alguns casos, Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

Sábado (05 de agosto)

Penitenciária de Flórida Paulista – 

Duas mulheres foram impedidas de adentrar a unidade neste sábado após passarem por procedimentos de revista pessoal para visita aos companheiros que cumprem pena no local. Ambas traziam objetos proibidos no órgão sexual: uma delas, V.F.J., escondia uma porção de substância branca com características de cocaína e 08 (oito) comprimidos azuis aparentando estimulantes sexuais. A outra, T.M.X.T, trazia uma substância esverdeada semelhante à maconha e 02 (duas) porções de massa epóxi. Diante dos fatos, a autoridade policial foi acionada e conduziu as visitantes à delegacia para procedimentos pertinentes e lavratura de boletins de ocorrência. As mulheres foram suspensas administrativamente por 02 (dois) anos do rol de visitas, conforme legislação vigente, sem prejuízo de responderem na esfera criminal.  A cumplicidade dos sentenciados será verificada pela instauração de Procedimento Disciplinar.

Penitenciária de Junqueirópolis – 


Por volta das 10h30, uma mulher foi abordada na subportaria da penitenciária por policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Dracena enquanto aguardava para visitar o companheiro na unidade. Com ela foi encontrado um invólucro contendo tintas para tatuagem e 40 (quarenta) comprimidos de medicamento de estimulante sexual. O caso foi informado à penitenciária, que suspendeu a visita e removeu preventivamente o sentenciado ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.

Penitenciária de Pracinha – 


Ao passar duas vezes pelo detector de metais, a companheira do sentenciado J.V.S.B ouviu o apito sonoro do aparelho. Ao ser indagada, ela informou o que trazia em oculto, retirando de sua genitália um invólucro de aproximadamente 14 cm de cumprimento por 06 cm de espessura, envolto em fita isolante, papel de seda e fita adesiva. Dentro do objeto havia 03 mini chips de celular, 02 pacotes de chiclete, 04 maços de papel de seda, 01 extrato bancário da Caixa Econômica Federal em seu nome e cerca de 100 gramas de substância esverdeada aparentando ser maconha. Diante da apreensão, a Polícia Civil foi acionada e conduziu a visitante à delegacia local, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência e lhe dado voz de prisão em flagrante. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do sentenciado, sendo o mesmo isolado preventivamente em cela disciplinar.

Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia – 


A mãe do sentenciado W.A.C.S tentou entrar na unidade com 01 aparelho de telefone celular inserido na genitália, mas foi flagrada pelo detector de metais durante os procedimentos de revista. A mulher foi encaminhada à delegacia de polícia onde foi lavrado Boletim de Ocorrência e o sentenciado encaminhado ao Pavilhão Disciplinar.

Penitenciária “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia –


Duas visitantes, companheiras de sentenciados, foram surpreendidas tentando adentrar no ambiente carcerário da unidade prisional com 01 aparelho de celular cada uma, envoltos a fita de autofusão, massa epóxi, massa plástica e papel carbono, introduzidos na genitália, o que foi identificado ao passarem pelo detector de metais. A Polícia Militar foi acionada e as mulheres encaminhadas à delegacia, enquanto os sentenciados foram isolados em cela disciplinar para apuração dos fatos.


Domingo (06 de agosto)
Penitenciária de Irapuru – 


No momento em que passava pela revista para visitar o esposo que se encontra cumprindo pena na penitenciária, G.C. foi surpreendida pelo acionamento do detector de metais do tipo portal por mais de duas vezes consecutivas. Em diálogo com os agentes, a mulher afirmou que trazia um invólucro nas partes íntimas confeccionado com massa epóxi, contendo 04 (quatro) fones de ouvido para aparelho de telefonia celular. Acompanhada por uma funcionária, em local reservado, ela retirou o material do corpo e, logo após, foram adotados os procedimentos administrativos pertinentes.

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista – 


Durante o procedimento padrão de revista para entrada no presídio, a fim de visitar a filha reeducanda, por volta das 09h, a visita A.A.C. submeteu seus pertences ao aparelho de Raio-X, o qual identificou uma moeda no interior da sacola. Ao examinar esses pertences manualmente, os agentes localizaram o dinheiro dentro de uma caixa de cotonetes. Com o fato, foram tomadas as providências administrativas e disciplinares. 

Nenhum comentário: