sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Penitenciária Feminina realizará casamento homoafetivo durante Jornada da Cidadania

A cerimônia será realizada nesta terça-feira (31) entre duas reeducandas que cumprem pena na unidade prisional de Tupi Paulista.

Com decoração, trajes formais e na presença de familiares e convidados, duas reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista trocarão alianças diante do juiz de paz nesta terça-feira (31), por volta das 11h. O casamento se dará durante a cerimônia de abertura da 2º Jornada da Cidadania e Empregabilidade da unidade prisional, que contará também com uma apresentação de danças das reeducandas do regime semiaberto. Pela segunda vez, as internas serão beneficiadas com ações de saúde, reintegração social, atendimentos jurídicos e documentais, entre outros, em um verdadeiro mutirão, a partir das 9h, no estabelecimento.

O evento surgiu em 2015 e vêm percorrendo os presídios paulistas, sendo realizado até duas vezes por ano em uma mesma unidade prisional. Só de janeiro a julho de 2017 foram promovidos cerca de 84 mil atendimentos aos apenados de 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Agora, a 2ª edição da jornada dará continuidade aos trabalhos já realizados anteriormente, beneficiando também as novas integrantes da população carcerária.

Atividades
O objetivo do evento é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta terça-feira (31), haverá um coffee break seguido de emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento e Casamento e Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Também será realizado mutirão de atendimento jurídico, pela Defensoria Pública de Tupi Paulista e advogados da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), além da coleta de Papanicolau, com a professora e coordenadora do curso de enfermagem da Unifadra, Eunice Maria Zangari Nelli. Devido à demanda, algumas atividades internas já vêm sendo realizadas desde o dia 23 de outubro e seguirão até o dia 31: cortes de cabelo com, Vil Cabeleireiros; atendimentos de saúde pela equipe da unidade, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar; maratona fitness, com a professora de educação física Joseni Ap. Alves da Silva e aula de Zumba, com a professora Laís do Stúdio Dance Comigo de Dracena. As reeducandas ainda vivenciaram momentos de espiritualidade e resgate da autoestima promovidos por um missionário e palestra com o tema “Paixão patológica e o crime passional”, com as advogadas Caroline Nader Gervasone e Letícia Makrakis Martins.


A penitenciária conta com berçário e creche para recém-nascidos e desenvolve um trabalho interno diferenciado que provê cuidados essenciais tanto para as crianças, com exames como a Puericultura, Teste do Pezinho e da Orelinha, quanto também, às gestantes e mulheres em geral, com exames de Colposcopia Oncótica e biópsia de colo uterino, além de também realizar um projeto especial com idosas. 

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).


Nenhum comentário: