sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Furto de transformador e cabos de energia elétrica afeta moradores e escola em bairro rural de Presidente Epitácio

Polícia Civil realiza investigação para identificar e prender suspeitos do crime. Prefeitura disponibilizou caminhão-pipa para garantir o abastecimento de água.

O furto de um transformador e cabos de energia elétrica afetou 30 famílias e uma escola municipal de ensino fundamental do bairro Agrovila 1, na zona rural de Presidente Epitácio, com o desabastecimento de água e eletricidade nesta quinta-feira (23). O crime foi constatado por moradores logo pela manhã, conforme informou  o delegado da Polícia Civil Daniel Aparecido Viúdes, que investiga o caso. 

Moradores do bairro notaram o crime ao equipamento elétrico por volta das 6h e um aposentado de 63 anos acionou a Polícia Militar. Policiais civis também compareceram ao bairro para atender a ocorrência. 

Segundo o delegado, o transformador foi danificado e o material interno do mesmo, composto de fios e bobinas de cobre, foi furtado. A polícia realiza diligências para identificar e prender os responsáveis pelo crime. 

Na última sexta-feira (17), um furto de componentes de cobre de um transformador e cabos de energia causou a interrupção do funcionamento da Estação Elevatória de Esgotos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Presidente Epitácio. 

Viúdes explicou que a Polícia Civil não descarta que os dois crimes possam ter relação.

“Os casos têm praticamente o mesmo modo de operação. O furto ao equipamento da agrovila não foi visto por testemunhas, mas a polícia trabalha com a hipótese de que mais de uma pessoa esteja envolvida no crime, devido à complexidade de sua execução”, esclareceu o delegado. 

Prefeitura 

O secretário municipal de Obras de Presidente Epitácio, Carlos Roberto Martins, afirmou  que a Prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa para o abastecimento de água aos moradores e, inclusive, à escola da agrovila. Ele salientou que como a unidade de ensino também contava com reserva de água as aulas não foram afetadas nesta quinta-feira (23). 

“O caminhão-pipa vai ficar de sobreaviso para atender a todos que precisarem, enquanto houver a necessidade. A Prefeitura vai mantê-lo à disposição”, enfatizou Martins. 

O secretário explicou  que o furto do transformador e dos cabos elétricos atingiu um poço comunitário particular que abastece com água moradores da agrovila. 

Segundo ele, a concessionária de eletricidade Energisa Sul-Sudeste já fez a reposição do transformador que atende à comunidade rural. 

Martins ressaltou que, nos últimos dois meses, outros pontos da cidade também foram alvos de crimes do mesmo tipo, como o Parque Figueiral, a usina de reciclagem de lixo, a Praça da Bíblia e a Estação Elevatória de Esgotos da Sabesp. 

“É um tipo de crime que nos preocupa, pois provoca prejuízos aos cofres públicos com gastos inesperados”, concluiu Martins.

Energisa 

Por meio de nota, a Energisa Sul-Sudeste informou que esteve no local pela manhã, assim que avisada sobre o furto do transformador e dos cabos, e efetuou a troca do equipamento e o reparo da rede elétrica por volta das 12h30.

“Mas o sistema interno de energia do cliente, que engloba o padrão de energia e a fiação elétrica, também foi furtado, por isso o cliente permanece sem energia no momento. Para que ele receba a energia normalmente, é necessário que o sistema interno de energia elétrica esteja normalizado. O cliente foi orientado pelas equipes da Energisa Sul-Sudeste sobre esse procedimento”, relatou a empresa. 

A concessionária ainda esclareceu que, assim que regularizar seu sistema interno, basta o cliente avisar a empresa pelo telefone 0800-7010326 (ligação gratuita) e pedir uma religação de energia. “As equipes irão até o local para realizar essa religação”, finalizou a nota. 

Sabesp 

A Sabesp informou por meio de nota que não opera o sistema de abastecimento de água da Agrovila 1, em Presidente Epitácio.

G1

Nenhum comentário: