sexta-feira, 6 de julho de 2018

25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR PROMOVE A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DA NOVA ALTA PAULISTA.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo ao adotar em seu sistema de gestão o pensamento sistêmico, cria um ambiente propício de interdependência entre a Instituição e demais órgãos governamentais e não governamentais, visando a prevenção primária do ilícito penal e, através de mobilização social, a corresponsabilidade pela Segurança Pública. 

Nesta manhã, (05/07), o 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou, no auditório da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (FUNDEC), a capacitação de profissionais da rede socioassistencial de 21 municípios da Nova Alta Paulista, para a utilização do Sistema Órion, módulo Boletim de Ocorrência Social. 

O Órion é um software de gestão regional completo, acessado via internet, que integra diversas Instituições para a solução das demandas criminais e sociais. Essa sinergia e conjunto de informações fornecem suporte para a tomada de decisões, planejamento estratégico e envolvimento de diversos setores sociais. 

Em síntese, o policial militar ao elaborar um Boletim de Ocorrência eletrônico e, analisando que os fatos são de competência de órgãos sociais, envia-o através do Sistema Órion, já que todos estão interligados “online”, para as providências cabíveis a cada caso. 

O evento contou com a participação da Professora Paulina Paulino e do 1º Tenente PM Anderson Garrido Scaione, do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, ambos da cidade de Presidente Prudente, que fizeram a explanação do Sistema Órion, interagindo com a plateia no intuito de demonstrar e incutir a importância da interdependência e interação entre os órgãos para a solução de problemas de cunho social, focando no tema “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. 

A Rede Socioassistencial é constituída por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão. Participaram da capacitação os profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Conselho Tutelar, entre outros órgãos dos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, Monte Castelo, Nova Guataporanga, São João do Pau d’Alho, Santa Mercedes, Paulicéia, Panorama, Adamantina, Pacaembu, Flórida Paulista, Flora Rica, Irapuru, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Sagres, Inúbia Paulista, Lucélia e Salmourão. 

O Sistema Órion, módulo Boletim de Ocorrência Social, é utilizado em vários municípios do Oeste Paulista, entre eles: Presidente Prudente, Dracena e Adamantina e sua aplicabilidade permite maior celeridade no atendimento daqueles que necessitam de apoio e assistência dos órgãos públicos específicos e adequados.

Nenhum comentário: