terça-feira, 28 de agosto de 2018

Tupi Paulista comemora 77 anos hoje

As festividades terminam nesta quinta-feira, 30, às 15h, com a inauguração da reforma do Pronto Socorro
Vista aérea da cidade de Tupi Paulista

O município de Tupi Paulista completa 77 anos hoje, 28. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou programação especial durante o mês de agosto.  Ontem, foi realizado o “Tupi faz 77 – Celebre”, no Estádio Belmar Ramos, com entrada gratuita, animação da Banda Santa Esmeralda e barracas com comidas típicas das entidades assistenciais da cidade. As festividades terminam nesta quinta-feira, 30, às 15h, com a inauguração da reforma do Pronto Socorro.

No sábado, 25, ocorreu a inauguração da ESF 4 “Estratégia de Saúde da Família - Rosemeire Santana de Souza”,  na Vila Camargo. Participaram do evento o prefeito Alexandre Tassoni Antonio (Lê), o vice- prefeito Nedécio de Lazari, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Soraya de Lazari, vereadores, funcionários da saúde, familiares de Rosimeire (já falecida), demais autoridades e população.

O padre João de Chico e o pastor Leandro abençoaram as novas instalações da ESF 4. Ainda no sábado, também foi inaugurada a reforma da Cancha de Bocha, na avenida 9 de Julho.

HISTÓRICO - A origem do antigo povoado de Tupi, atual Tupi Paulista, assemelha-se a de tantos outros povoados da região: a venda de uma gleba de terras para resolver problemas de isolamento e ausência de vias de comunicação com outros centros urbanos. Em 1941, Lélio de Toledo Pizza e Almeida, proprietário de gleba de matas, fundou uma povoação. A atração de colonizadores se fez mediante a venda de lotes a preços acessíveis, após os trabalhos de desmatamento e arruamento feitos pelo engenheiro Francisco Cunha. A primeira denominação do loteamento foi “Tupy”, alterada posteriormente para Gracianópolis.  Com o crescimento econômico, surgiu a necessidade do desenvolvimento político-administrativo e o povoado elevou-se, em 30 de novembro de 1944, à condição de distrito, com terras desmembradas dos municípios de Andradina e Presidente Venceslau e do distrito de Ribeirão dos Índios, sendo criado o distrito de Paz de Gracianópolis, do município de Lucélia. A lavoura de café, principal fonte de riqueza do futuro município, começou a ser cultivada em 1948. Em 24 de dezembro de 1948, o distrito adquiriu autonomia municipal e, em 30 de dezembro de 1953 alterou o seu nome para Tupi Paulista. 

Por Letícia Pinheiro - Portal Regional (Com informações disponíveis no site da Prefeitura de Tupi Paulista)

Nenhum comentário: