ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Dracena
As unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II da rede de ensino de Dracena EMEI Cantiga de Ninar; EMEFI Amador Franco da Silveira; EMEFI Waldomiro Machado; EMEFI Prof. Sérgio Liberatti; EMEFI Ottília Braz Noguerol; EMEFI Prof. Moacir Simardi; e EMEFI Guilherme Tammerik, receberam profissionais especialistas para visitas técnicas.
Os encontros estão relacionados ao desenvolvimento do Programa “A União faz a Vida”, que é uma parceria entre a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Instituição Financeira SICREDI.
O objetivo do programa é promover o processo de ensino e aprendizagem baseado em metodologia ativa, na qual o aluno é o sujeito principal da ação, promovendo assim o desenvolvimento de cidadãos cooperativos por meio de valores como empreendedorismo e solidariedade, tendo como enfoque expedições investigativas.
As orientações foram feitas pelas especialistas da instituição SICREDI Professora Mestre Márcia Cristina Henares de Mello e Professora Mestre Juliane do Nascimento, que realizam atendimentos em todas as unidades, com todos os docentes e gestores envolvidos. Também foi ministrada uma formação aos Diretores das Escolas.
A parceria vem apresentando resultados positivos na rede, sendo inclusive ampliada no período de dois mil e dezessete e dois mil e dezoito, e já aponta é destaque em algumas ações. Duas situações bastante significativas em decorrência do programa são a premiação feita para a SICREDI, a nível mundial, voltada ao trabalho de Cooperativismo, por meio do desenvolvimento de atividades da EMEFI Guilherme Tammerik, localizada no Bairro Jardim Brasilândia e a seleção de Dracena entre vinte e quatro cidades (9 na região Sul/Sudeste, 5 nas regiões Paraná/São Paulo/Rio de Janeiro - contemplando Dracena, 8 na região Centro Norte e 2 na região Brasil Central) para participar de investigação científica realizada pela empresa Ñeporandu Formação Educacional, que conta com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Para a Secretária de Educação Professora Mestre Vanessa Redígolo Castilho “as orientações realizadas refletem uma das características do programa que é oferecer à rede um acompanhamento especializado muito rico, promovendo abordagens pontuais e globais sobre o programa, no sentido de fortalecer o crescimento do trabalho pedagógico”. A Secretária destaca ainda que “a parceria e dedicação de todos os envolvidos, certamente garantirão aprendizagens enriquecedoras oferecidas aos estudantes, tornando sólidas e significativas as aprendizagens dos discentes”.
O Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini destaca que “essa iniciativa já tem criado marcas na educação Dracenense e a proposta é manter e buscar ações que favoreçam a melhoria na qualidade do ensino municipal da cidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário