Nesta terça-feira (23), a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista realizará a cerimônia de abertura da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, voltada a reeducandas que cumprem pena no local, gestantes e bebês do berçário da unidade prisional. Na ocasião, para as mulheres haverá mamografia, papanicolau, vacinação, coleta de exames, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos, assistência jurídica e emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho) e palestras. Para os recém-nascidos serão ofertados teste da orelhinha e atendimento em puericultura. Às reeducandas também serão ministradas palestras sobre: Linha de cuidados às mães e bebês; Falando sobre HIV/Aids; Motivação; Empregabilidade, Marketing e Gestão de Carreira; e Superando a Procrastinação por meio da motivação.
Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.
Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).


Nenhum comentário:
Postar um comentário