Unidade proporcionará atendimentos médicos, jurídicos, documentais e outros a sentenciados.
Nesta terça-feira (30), a Penitenciária de Junqueirópolis realiza a cerimônia de abertura da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, voltada a reeducandos que cumprem pena no local. Durante todo o dia, haverá aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de HIV e Sífilis e busca ativa de Tuberculose, com as alunas do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Carmelina Barbosa. Também haverá assistência jurídica pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), atendimentos médico, psicológico e social e emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Carteira de Trabalho).
Aos privados de liberdade também serão ministradas palestras sobre: Os danos causados pelo uso de drogas, com a equipe de reintegração social da unidade; Uso adequado de tecnologia, com o técnico da Unifadra, Wesley Alex dos Santos Leal; Conversando sobre tuberculose; Ações da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF); e o Poder da Motivação, com Camila Menotti e Beatriz Miotto da FUNAP.
Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.
Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).
Contatos:
Imprensa Croeste – Eliane Borges (18) 3272-3006 Ramal: 460
Diretor da Penitenciária de Junqueirópolis – Waldomiro Serles Júnior (18) 3841-2400
Nenhum comentário:
Postar um comentário