Serviço será oferecido nesta quinta-feira (31), das 8h às 11h. Diagnóstico precoce é o principal elemento para a cura da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina realizará no período da manhã desta quinta-feira (31) um atendimento especial aos casos suspeitos de hanseníase, no Centro de Saúde, mais conhecido como “Postão”.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VEP) Myriam Prado, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, caracterizada pelo comprometimento dos nervos periféricos, com perda/alteração de sensibilidade cutânea térmica, dolorosa e/ou tátil e de força muscular, o que pode gerar incapacidades físicas permanentes, principalmente em mãos, pés e olhos.
“O diagnóstico precoce continua sendo o elemento individual mais importante na cura da doença, prevenção de deficiências e redução da transmissão, e baseia-se em sinais e sintomas clínicos e histórico epidemiológico”, afirmou Prado.
Os medicamentos para a hanseníase são chamados de Poliquimioterapia (PQT), que é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde.
“Esses medicamentos curam a doença, interrompem a transmissão e previnem as incapacidades físicas. Os esquemas terapêuticos variam de acordo com a classificação operacional do doente, podendo ser Paucibacilar (6 cartelas) ou Multibacilar (12 cartelas)”, explicou a enfermeira da VEP.
Entre 2014 e 2018, foram registrados em Adamantina 28 casos da doença.
Os sintomas mais comuns da doença são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas; área de pele seca e com falta de suor, sensação de formigamento, dor e sensação de choque, úlceras de pernas e pés e caroços no corpo. Há ainda casos em que não há lesões na pele, mas ocorre o comprometimento de nervos periféricos.
“É importante que a população visite uma das nossas UBS para tirar todas as dúvidas sobre a doença”, finalizou Prado.
Serviço
Os atendimentos dos casos suspeitos de hanseníase serão realizados das 8h às 11h, somente no Centro de Saúde de Adamantina, localizado na Avenida Vitório Romanini, 16, na Vila Cicma.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário