segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Prefeito de Panorama assina documento do Ministério Público onde assume que vai diminuir os cargos de confiança ao longo dos próximos anos

Na foto o Diretor Jurídico da Prefeitura Elton Mendes, Promotor Emerson e Prefeito Giulio Pires 

Na última sexta-feira, 24.11.2017, o Município de Panorama, por meio do Prefeito Municipal Giulio César Lima Pires, celebrou termo de ajustamento de conduta - TAC com o Ministério Público, destinado à resolução das irregularidades com cargos em comissão no Executivo municipal. 

De acordo com o documento, o Município compromete-se a, até 31.03.2019, exonerar os ocupantes de cargos cujo comissionamento afronta a regra constitucional de concurso público para o respectivo provimento, bem como, a partir de então, abster-se de prover tais cargos em comissão. 

Com a medida, serão extintos cinquenta e sete cargos comissionados, dos quais, atualmente, dezenove estão vagos. 

Também foi prevista a obrigação de exonerar, até 30.09.2019, os ocupantes de cargos comissionados cujas atribuições não estejam disciplinadas em lei. 
Na foto o Diretor Jurídico da Prefeitura, Elton Mendes
e o Prefeito Giulio Pires

Dessa forma, visando à continuidade do serviço público, e respeitada a autonomia do Poder Executivo, poderão ser criados e providos cargos efetivos para o exercício das funções respectivas, após a devida aprovação da respectiva lei, que discipline as atribuições de cada cargo, e realização de concurso público. 

Além disso, o Município de Panorama também se comprometeu a, no prazo de 90 dias, adequar o quadro de servidores comissionados ao artigo 66 da Lei Orgânica do Município, que, regulamentando a norma prevista no artigo 37, inciso V, da Constituição Federal, exige que percentual mínimo desses cargos seja provido por servidores efetivos. 

Com esta medida, foram concluídos os trabalhos encetados em seis inquéritos civis instaurados pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Panorama em 2017, com vistas à regularização dos cargos comissionados nas três Câmaras de Vereadores e nas três Prefeituras dos Municípios da Comarca. 

O Ministério Público acompanhará as providências adotadas pelos Poderes Legislativo e Executivo para o devido cumprimento das obrigações assumidas.









Nenhum comentário: