quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Palestra orienta sobre prevenção e fiscalização de queimadas como tema de ação educativa ambiental em Santa Mercedes


Com o período de estiagem, o período mais seco do ano, que engloba principalmente os meses de junho, julho e agosto, o tema da educação ambiental proposta pela diretiva “Qualidade do Ar”, do Programa Município Verde Azul, enfatiza sobre os perigos e consequências da prática de Queimada Rural em Santa Mercedes. 

A prática é criminosa de acordo com a Lei Municipal nº 009/2019. 

Neste sentido, a Divisão de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária de Santa Mercedes-SP, tem promovido diversas ações de conscientização, tendo por objetivo abranger o público-alvo da ação em diversas comunidades do município e Distrito.

Com uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal de Santa Mercedes, e a Usina Caeté, Unidade de Pauliceia, reuniu na última terça-feira, 21, produtores rurais e representantes da Agricultura e Meio Ambiente da região para o 1º Encontro sobre Prevenção e Combate a Incêndios na Área Rural. O evento teve o objetivo de orientar sobre a prevenção de queimadas e ainda sobre a legislação vigente.

 As orientações ficaram sobe a responsabilidade do Sr. Ricardo Jampani Picinini, Engenheiro Ambiental, da Usina Caeté, Unidade de Pauliceia, enfatizando a importância do trabalho de educação contra queimadas ilegais e, em caso de ocorrência, quais as ações são desempenhadas pela usina e sua equipe. 

Durante o evento, também foi explicado sobre as melhores práticas de prevenção de incêndios em áreas de cultivo de cana. Estiveram presentes na palestra representantes da Vigilância Sanitária, na pessoa do Sr. Renan R. Gimenez e Sra. Vanessa G. da Silva Santos; representantes do Meio Ambiente e Agricultura, Sra. Ariadny Rocha Dias e Sr. Fernando Pamphilo de Christo Batista. A Prefeitura Municipal vem realizando uma campanha para orientar a população sobre os riscos das queimadas que, além de poluir o ar e causar danos à natureza, também podem ocasionar uma série de doenças, danos materiais e risco à vida.  

Quem promove queimada de qualquer tipo, se for flagrado, pode ser autuado. Pela legislação municipal, esse tipo de ato é crime. A população pode ajudar denunciando á Vigilância Sanitária pelo telefone (18) 3875-1190.

GOVERNO MUNICIPAL 






Nenhum comentário: