Páginas

terça-feira, 10 de março de 2020

Centro Digital é inaugurado no Assentamento Santa Rita 1 em Tupi Paulista pelo Governo de SP 


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp, inaugurou nesta segunda-feira (9), o Centro Digital no Assentamento Santa Rita 1, no município de Tupi Paulista. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre TassoniAntonio, do vice-prefeito, Nedécio de Lázari, do deputado estadual Mauro Bragato, do diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, do presidente da Câmara Municipal, Sidnei Mantovani, e Francisco Torturello, diretor do Escritório Canal Direto + SP + Perto, representando o secretário do Desenvolvimento Regionaldo Estado de São Paulo, Marco Vinholi. 

O Centro Digital é equipado com internet banda larga, computadores, impressora, projetor multimídia, ar condicionado, bebedouro, mobiliário e material de consumo necessário. E dispõe de uma monitora para auxiliar no atendimento aos usuários e apoiar as ações desenvolvidas no local. O Assentamento Santa Rita 1 conta com 35 famílias assentadas. 


A Fundação Itesp e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, mediante convênio com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), executa o Projeto RESES - “Centros Digitais e Cadeias Produtivas – Agregação de Tecnologia e Desenvolvimento Territorial”. Trata-se de um projeto de inclusão digital com o objetivo de promover o desenvolvimento territorial por meio de acesso a tecnologias de informação e comunicação, com a formação de uma rede de 16 Centros Digitais com acesso à internet na região do Pontal do Paranapanema. O projeto abrange 15 assentamentos distribuídos em 7 municípios do oeste paulista. 


Segundo o diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, mais do que um meio de comunicação e lazer, o acesso dos centros digitais à rede mundial de computadores amplia as ferramentas de ensino e aprendizagem, viabilizando, por exemplo, cursos nas modalidades Educação a Distância (EAD) e capacitações em geral.


“Instalados em assentamentos, os centros digitais cumprem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, comunitário e econômico da população atendida. Feliz em inaugurar esse Centro Digital e espero que seja muito bem aproveitado pela comunidade”, concluiu. 


Os centros digitais incrementam a economia local, na medida em que facilitam o acesso de agricultores a editais de comercialização e divulgação dos produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Cultivando Negócios pelo site: http://www.cultivandonegocios.sp.gov.br. Ainda propiciam pesquisa de preço de insumos; emissão de guias eletrônicas para o transporte de animais (e-GTA). E tornam mais ágeis serviços públicos como agendamento de consultas no INSS, Poupatempo, aquisição de documentos e outros. 


CENTROS DIGITAIS EM FUNCIONAMENTO Esse é quinto Centro Digital em funcionamento. Os outros quatro centros estão localizados nos seguintes assentamentos:


 - Assentamento Gleba XV de Novembro, Setor II, município de Rosana – monitoria Acessa São Paulo


 - Assentamento Haroldina, município de Mirante do Paranapanema – monitoria Acessa São Paulo - Assentamento Gleba XV de Novembro, setor IV – funciona conjuntamente com a classe descentralizada do convênio com o Centro Paula Souza, onde funciona o curso Técnico em Agropecuária. - Assentamento Santa Zélia, município de Teodoro Sampaio – funciona conjuntamente com a classe descentralizada do convênio com o Centro Paula Souza, onde funciona o curso Técnico em Agropecuária. 


CONVÊNIO 


 - FINEP: Financiadora de Estudos e Projetos – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) 


- Governo do Estado de São Paulo 

- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI): ordenadora financeira 
- Secretaria de Governo / PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) 
- Fundação Itesp: executora 

PARCEIROS 


Secretaria de Governo – Programa Acessa São Paulo: instalação e manutenção de links de internet e equipamentos. 

 Prefeitura de Tupi Paulista: Adequações prediais e logística. 

Assessoria de Comunicação ITESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão mais permitidos comentários Anônimos,necessário o nome Completo,denuncie abusos.

Anônimo só para Denúncia,recado anônimo não será reproduzido no Blog.

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Atenciosamente
Ermenson Rodrigues