quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Delegado da DIG/DISE e policial do GOE ministram palestra sobre drogas na escola Dom Lúcio


Foi ministrada na noite dessa quarta-feira(29) no salão nobre da escola Dom Lúcio Antunes a Palestra Sobre Prevenção do Uso de Drogas, teve como palestrante o delegado de polícia, Alexandre Luengo Lopes, responsável pela DIG/DISE e coordenador do GOE com ele estava o seu agente de policia Reginaldo Rosa dos Santos, ambo da delegacia de Dracena. A palestra atingiu alunos do ensino fundamental, médio e convidados.

Atualmente os professores estão participando de um curso "Projeto de Prevenção de uso de drogas para educadores de escola pública". Eles elaboraram um um projeto que foi batizado de "Projeto Amor à Vida". Os alunos já tiveram mais duas palestras, com a Psicóloga Soraya Mazzaro e Moto Club Terrazul de Dracena. 

 Durante a palestra que durou mais de uma hora, os policiais destacaram que o uso da cocaína e do crack, drogas psicoativas, atingem diretamente as funções do cérebro, mesmo se consumidas de maneira injetada, tragada ou aspirada pela narina. Durante a palestra os alunos souberam a origem e como surgiram as drogas mais consumidas atualmente no Brasil. Conheceram os males e os poderes de vício de cada droga, como elas agem dentro do organismo humano. Podemos citar a Cocaína, consumida ela invade o organismo e o usuário rapidamente fica dependente dela. E sobre o crack, droga mais consumida em todas as camadas  sociais, basta usa-lo duas vezes para se tornar escravo dele. 

Durante toda palestra foi passado vídeos de matérias jornalísticas, onde retrataram o combate feito pelas policias contra o tráfico, como funciona o comércio de drogas, quem sustenta o gigantesco mundo dos traficantes, as várias misturas que são acrescentadas no meio da substância perigosa, muita dessas misturas acabam com o organismo humano, causando  alucinações e  matando sem dó o usuário. Também foi passado relatos verídicos de pessoas que tiveram suas vidas destruídas pela droga maldita. Muita dessas pessoas hoje não vivem mais para contar de novo a sua história. Mesmo com a intensa fiscalização policial, o Delegado Dr Alexandre mostrou através do painel as várias formas que os marginais usam para burlar a fiscalização existente.

 A palestra foi acompanhada pelos professores e coordenadores Virginia e Douglas e a Mediadora Aparecida Pontes


Alexandre Loengo Lopes Delegado
Reginado Rosa dos Santos, Policial do Goe

Nenhum comentário: