sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cemitério de Panorama amanhece com 19 túmulos abertos

Texto: Alex Barreto


Tampas de gavetas de pelo menos 19 túmulos, a maioria de mármore, amanheceram abertas na quarta-feira, 20, no Cemitério de Panorama, localizado na avenida Pedro Milanez (acesso à rodovia vicinal SPV-016). Nada foi levado no local. 

Funcionários afirmam que ato de vandalismo dessa dimensão é o primeiro que se tem conhecimento, registrado no interior do cemitério. 

Por telefone, o delegado da Polícia Civil, Eliandro Renato dos Santos, informou que o caso está a cargo da equipe de investigação. Ele aguarda agora, laudo e relatório da Polícia Científica de Dracena para mais esclarecimentos sobre o ocorrido. 

Duas hipóteses foram levantadas por funcionários do cemitério. Pelo padrão dos túmulos avaliados entre R$ 8 mil a R$ 15 mil, leva acreditar na existência de joias dentro da sepultura ou procuravam ossadas para realização de rituais de magia negra. 

Todas as tampas foram arrancadas de espaços destinados pela própria família para eventual falecimento, chamados pelo serviço funerário de ‘gaveta reserva’. A ossada fica em outra gaveta abaixo desta, isolada por uma placa de cimento. 

 Letreiros e porta-retratos confeccionados de bronze, material de fácil comercialização, permaneceram intactos. 

 Para o padre José Ferreira, chefe da Paróquia São José, enterrar objetos de valores com pessoas, embora seja difícil nos dias de hoje, isso ainda pode motivar estes tipos de ações. 

 Sobre rituais de magia negra, o padre disse desconhecer a existência desse tipo de grupo na cidade, mas não descarta esta suposição. Contudo, acredita mais na hipótese de vandalismo. 

A ação criminosa ocorreu no ponto mais escuro do cemitério, tanto que, os 19 túmulos mexidos pertencem a uma única quadra. Em outros pontos existem postes de iluminação. 

O secretário geral da administração municipal, Ademil Henrique da Cunha, afirmou que a Prefeitura vai iluminar este ponto escuro do cemitério.

Fonte: Portal Regional/ Texto Alex Barretos

Nenhum comentário: