sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bombeiros de Junqueirópolis capturam um porco-espinho próximo a várias residências

Na foto os bombeiros Welington e Paulo dominando o animal que foi levado para uma área apropriada para  ele

Profissionais da Base Comunitária dos Bombeiros  capturaram na noite dessa sexta-feira(27) um  porco-espinho  que se encontrava em uma árvore pequena próximo ao pesqueiro Berrocozo, rua Santos Dumont no Bairro Alto do Cene, em Junqueirópolis. Local rodeado por várias residências. 


A guarnição composta pelos socorristas Welington Ferreira  e Paulo Costa foi acionada para fazer a captura do animal que posteriormente foi solto em uma app (área de preservação permanente ) o perigo desse animal é grande pois sua defesa são os espinhos. 

O animal estava numa área rural  onde existe um loteamento em construção e diversas residências, onde também há criações  de animais domésticos que podem se ferir numa investida  contra o animal espinhento.

Decorrente da grande urbanização e desaparecimento de áreas verdes habitadas por diversidades de seres vivos da flora e fauna animais que não eram vistos em áreas urbanas hoje suas aparições estão se tornando cada vez mais frequentes. Essas aparições acabam dando muito trabalho para os batalhões dos bombeiros mundo afora. 


 QUEM É O PORCO-ESPINHO? 

O porco-espinho é um roedor coberto por espinhos afiados. Os espinhos são pelos duros com cerca de 7,5 centímetros, que funcionam como uma armadura para proteger o animal. Muitas pessoas acreditam que o porco-espinho seja capaz de atirar seus espinhos para longe, mas isso não é verdade. 

 O porco-espinho vive na Europa, na África, na Ásia e por toda a América. Algumas espécies vivem no solo e outras em árvores. Eles dormem em cavernas, em buracos nas árvores ou no solo, ou em troncos ocos. 
Mais uma foto do porco espinho de Junqueirópolis 

O porco-espinho é um animal robusto, de pernas curtas, que se movimenta de forma lenta. Sua cor varia de marrom-acinzentado a marrom-escuro ou enegrecido. Os espinhos geralmente são brancos, com pontas pretas ou faixas em amarelo, laranja ou preto. Alguns porcos-espinhos têm mais de 30 mil espinhos.

Quando ameaçados, os porcos-espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como sinal de perigo. Eles também arrepiam os espinhos e os agitam. Eles se desprendem facilmente e podem atingir a pele do inimigo, ferindo seriamente ou até matando outros animais. 

O porco-espinho se alimenta basicamente de vegetais. Alguns gostam de comer as camadas sob a casca das árvores, podendo danificar a planta. Outros comem raízes e frutas e podem arruinar plantações.









Nenhum comentário: