quinta-feira, 5 de março de 2015

EM PANORAMA- Comunidade poderá opinar durante Apresentação de Diagnóstico do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


Na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 13 horas, no prédio da Câmara Municipal de Panorama, acontece a Apresentação de Diagnóstico para instituir o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município. 

O objetivo é enquadrar a cidade no tocante às previsões da Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, fazendo isso, através de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, contendo a origem, o volume, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas; Bem como, com identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos. Também devem ser observados outros requisitos obrigatórios incursos no Art. 19 da Lei. 

A apresentação do diagnóstico será feita pela empresa Dal Más Assessoria e Consultoria em Administração Pública e Privada Ltda EPP, de Presidente Epitácio. 

O coordenador técnico Antônio Domingos Dal Más, informou que, em Panorama, por exemplo, há muita produção de resíduos sólidos por parte dos ceramistas e sua geração e destinação deve contemplar o respectivo plano. Por isso, a participação da população é muito importante, pois podem surgir ideias novas que possam permitir ações direcionadas por parte dos órgãos responsáveis. 

No encontro, serão demonstrados todos os problemas já identificados na área de limpeza pública (galhadas), resíduos domésticos, resíduos recicláveis e outros. 

Conforme o coordenador, numa pesquisa realizada durante a elaboração do diagnóstico foi constatado que, muito embora, o povo esteja satisfeito com os serviços de limpeza pública, muitos munícipes acham que a maior parte da população não colabora. Poucos separam os resíduos e doam a catadores. A maioria coloca no lixo comum. 

Dal Más explica, que após a apresentação desse diagnóstico será feito um prognóstico comportando quais ações devem ser praticadas e quanto tempo devem levar para serem implementadas ( curto prazo- 3 anos; médio prazo- 3 a 7 anos; longo prazo- 7 a 10 anos). 

Qualquer cidadão poderá participar e opinar durante o encontro. Serão acatadas as sugestões que se enquadrarem nas normas do plano de resíduos sólidos e mostrarem-se pertinentes.

Informações da Prefeitura de Panorama 
Anúncios


Nenhum comentário: