Iniciativa que será realizada de 15 a 21 de agosto na capital paraense pretende reunir milhares de católicos no testemunho público na Eucaristia. O bispo diocesano e três padres representarão a Diocese de Marília no evento.
Na próxima semana, a cidade de Belém, capital do Pará, será sede do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). O evento acontecerá de 15 a 21 de agosto, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”.
Da Diocese de Marília, participarão o bispo, dom Luiz Antonio Cipolini, o coordenador diocesano de pastoral, padre Ademilson Luiz Ferreira, e os padres Júlio Pereira de Souza Neto, de Marília, e Luiz Henrique de Araújo, de Ouro Verde.
Com o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a 17ª edição do CEN2016 espera reunir 550 mil católicos de todo o país no testemunho público da presença real de Jesus na Eucaristia.
Dentre as atividades pensadas pela anfitriã, a Arquidiocese de Belém, o Congresso contará com arrastões de evangelização, onde os participantes farão visitas às famílias, comércios e áreas portuárias da capital paraense, cafés teológicos, com a coordenação de uma livraria católica e do seminário local, procissões fluviais, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, shows com o padre Reginaldo Manzotti, primeira comunhão das crianças de todo o território arquidiocesano e exposições sobre a realidade da Amazônia.
Em junho, o Papa Francisco nomeou o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, como seu enviado especial no CEN2016 e no último sábado, dia 6, enviou a dom Cláudio uma carta pela realização do evento. No texto, lembrando a importância da vivência do amor na vida diária, Francisco estimula a Igreja a fortalecer a fé dos fiéis com a catequese e a oração.
CONGRESSO EUCARÍSTICO
No mundo, motivado por um grupo de leigos apoiado por São Juliano Eymart, o primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França. Desde então, a iniciativa é realizado em diversos países; no Brasil, a primeira edição aconteceu em 1933 na Arquidiocese de Salvador, primaz do país.
A escolha de Belém para ser o palco do CEN2016 deu-se por ocasião dos 400 anos de criação da cidade e pelos 400 anos de evangelização na Amazônia que acontecerão neste ano.
ASSESSORIA DIOCESE MARÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário