sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Creche interrompe atendimento em Dracena após confirmação de dois casos de meningite viral


Foto Ilustrativa

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dracena divulgo informações sobre os casos de meningite na creche da cidade

A Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, informa que duas crianças, residentes no município, e que frequentam a mesma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) estão internadas na Santa Casa de Dracena com Meningite Viral. 

A pasta já realizou a investigação hospitalar, representada pela enfermeira Jacqueline Maria de Souza, da Vigilância Epidemiológica, inclusive dirigindo-se até as EMEIs que estão abertas neste período de férias, para orientação. 

Em específico à escola que as crianças frequentam, foi orientado como realizar os procedimentos de higiene ambiental, sendo decretada a interrupção das aulas para limpeza e dedetização, retomando ao funcionamento normal no dia 2 de fevereiro. 

Além da higienização, a Secretária Municipal de Saúde e Higiene Pública, Mirian Rocha do Carmo Iasniswski, ressalta que a suspensão do funcionamento da creche também é uma medida preventiva à saúde das crianças que estudam no local. 

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave, mais frequente que a meningit e bacteriana e melhora sem tratamento específico. É causada, em geral, pelos enterovírus, mas outros vírus que podem ser evitados por vacinação (tríplice viral ou tetra viral) também podem causar a doença. 

Os enterovírus têm maior possibilidade de ser disseminados quando as pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro, trocam fraldas ou lençóis sujos e depois levam as mãos à boca, preparam alimentos ou tocam em outras pessoas com os dedos contaminados. 

Estes vírus podem, também, ser transmitidos por contatos próximos, comuns entre membros da mesma família. As pessoas com contato próximo com pacientes portadores de meningites virais não necessitam de tratamento preventivo com antibióticos, mas deverão lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool para evitar a transmissão desses vírus. 

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.

Nenhum comentário: