sábado, 28 de janeiro de 2017

Doações socorrem famílias atingidas pelas chuvas em Adamantina

Comunidade de mobilizou rapidamente para ajudar moradores que tiveram perdas nas chuvas.
Doações feitas pela comunidade adamantinense auxiliaram atendimento aos moradores atingidos pelas chuvas desta semana (Foto: Assessoria de Imprensa).

As fortes chuvas desta quarta-feira (25) levaram pânico a muitas famílias de Adamantina. O volume das chuvas e a baixa vazão nas galerias de águas pluviais provocaram enchentes que atingiram imóveis, fazendo que alguns moradores perdessem tudo o que foi atingido pelas águas. 

Os estragos das chuvas atingiram imóveis públicos e particulares. Entre os públicos, os maiores danos foram no Conselho Tutelar, que teve sua sede invadida e, no geral, foram registrados grandes estragos em ruas (ampliando a deterioração e buracos), no Parque dos Pioneiros, em pontes e estradas rurais.

Entre os danos em imóveis particulares, houve enchente em casas localizadas na Alameda dos Expedicionários (entre a Rua Euclides da Cunha e a Avenida Santo Antônio), na Rua Deputado Salles Filho (proximidades do cruzamento com a Alameda Maria Cândida Romanini), na Rua Fioravante Spósito (sobretudo próximo ao cruzamento com a Alameda Cônego João Baptista de Aquino) e em bairros como Parque Itaipus e Jardim Brasil. 

Prefeitura deu suporte à mudança de moradores 

Em uma casa na Alameda dos Expedicionários, a chuva atingiu cerca de 60 centímetros no interior do imóvel, provocando grande destruição e prejuízos aos moradores. Do lado de fora, na rua, a águas atingiram mais de 1 metro.

Na data da chuva – quarta-feira (25) – representantes da Prefeitura visitaram o local e deram o apoio inicial aos moradores. Os moradores foram atendidos pelo prefeito Márcio Cardim, pela vice-prefeita Ana Micheloni e pela Secretária de Assistência Social, Andréia Regina Ribeiro, que por sua vez, mobilizou a área técnica, com assistentes sociais, para fazer os encaminhamentos. 

Com o medo de sofrerem novos prejuízos e visando a proteção à própria vida, os moradores da casa localizada na Alameda dos Expedicionários decidiram mudar. Rapidamente localizaram e locaram uma nova e com o apoio da Secretaria de Obras, foi realizada a mudança, ocorrida na tarde de ontem (26). 

Mobilização comunitária arrecadou doações 

Uma mobilização comunitária lançada pelo SIGA MAIS, a pedido da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ganhou espaço nas redes sociais e alcançou resultados bastante rápidos, em um intervalo de tempo muito curto. 

A publicação foi proposta pelo SIGA MAIS, buscando sensibilizar os moradores para que fizessem doações. Até então a campanha registrou cerca de 200 compartilhamentos e mais de 14 mil pessoas alcançadas. 

Como resultado, a população doou roupas, calçados, alimentos, materiais de higiene e limpeza, móveis e utensílios, como camas, colchões, cômoda, fogão, geladeira e outros. Algumas das doações foram encaminhadas diretamente aos moradores atendidos e outras foram direcionadas à própria Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que repassará a pessoas necessitadas, conforme a demanda.

FONTE: Siga Mais







Nenhum comentário: